Brasil,

No mês de alerta sobre a leucemia, IBCC Oncologia discute dados esperados da doença que ultrapassam 10.000 no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Selma Roloff
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o número de casos novos de leucemia para o país no ano de 2020 será de 5.920 ocorrências em homens e 4.890 em mulheres, totalizando 10.810. Quanto às mortes, o último levantamento de 2017 do instituto revelou 4.795 óbitos no Brasil decorrentes da doença. Por essas razões, atentar para sintomas, realizar exames básicos de rotina e proceder para que se possa ter um diagnóstico precoce são os principais caminhos para um tratamento eficaz.

A leucemia é uma doença que se inicia na medula óssea, local em que o sangue é produzido. O desenvolvimento ocorre quando as células sanguíneas imaturas denominadas blastos, sofrem mutação genética e transformam-se em células cancerosas as quais se multiplicam de forma desregulada tomando espaço de outras saudáveis. De origem desconhecida, a leucemia, em algumas situações, pode estar relacionada à exposição a agentes químicos como benzeno, ou medicamentos quimioterápicos, porém, na maioria dos casos, acontece de forma aleatória sem associação a fatores de risco conhecidos.

A literatura médica tem conhecimento de mais de 12 tipos de leucemia, sendo as quatro principais: leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia linfoide aguda (LLA), leucemia mieloide crônica (LMA) e leucemia linfoide crônica (LLC).

A leucemia pode ser classificada de acordo com a evolução e o tipo de efeito nos glóbulos brancos. No que se refere à evolução da leucemia aguda as células malignas se encontram numa fase muito imatura e se multiplicam rapidamente, causando uma enfermidade agressiva.

Já nas leucemias crônicas, a transformação maligna ocorre em células-tronco mais maduras. Nesse caso, a doença costuma evoluir lentamente, com complicações que podem levar meses ou anos para ocorrer. No que está relacionado aos efeitos aos glóbulos brancos, a leucemia é classificada como: leucemia linfoide, linfocítica ou linfoblástica que afeta as células linfoides e a leucemia mieloide ou mieloblástica que atinge as células mieloides

A grande maioria dos pacientes com leucemia apresenta sintomas decorrentes da diminuição da produção de células sanguíneas saudáveis que são principalmente: fraqueza, cansaço, sonolência, sangramentos, manchas roxas pelo corpo e infecções.

Os sintomas são decorrentes da diminuição das células que normalmente são produzidas na medula óssea: hemácias que são os glóbulos vermelhos e responsáveis por transportar o oxigênio para as células; leucócitos que são os glóbulos brancos e responsáveis pela defesa contra infecções e as plaquetas as responsáveis pela coagulação do sangue.

O diagnóstico de leucemia, muitas vezes, se dá por meio de um simples exame de sangue, conhecido como hemograma, no entanto necessita ser confirmado pelo material sanguíneo aspirado da medula óssea por meio de um mielograma para que ocorra uma avaliação da citologia, citogenética, molecular e imunofenotipagem.

O tratamento da leucemia é feito com quimioterápicos e muitas vezes para assegurar que a doença não volte é indicada a realização de transplante de medula óssea (TMO).

A escolha entre os tratamentos vai depender de uma série de fatores como a estratificação de risco inicial da doença, características do paciente como idade e doenças associadas, a resposta que o paciente apresentou na indução da primeira fase do tratamento e a disponibilidade de doadores de medula óssea.

*Dra. Flavia Tobaldini Russo é médica hematologista e especialista em transplante de medula óssea do IBCC oncologia


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar