Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Aglomerações: cuidados simples garantem Carnaval com saúde

O Carnaval é uma festa tradicional entre os brasileiros e sempre tem uma programação especial. As aglomerações são frequentes, sejam nos blocos, nas matinês, nos clubes e até mesmo em bares e restaurantes. O clima é de descontração e diversão. E para curtir a folia em segurança, o médico coordenador do Pronto-Atendimento Central (PAC), Dr. Mauro Ivan Andrade, alerta sobre alguns cuidados importantes para não acabar os dias de festa no hospital.

É importante cuidar bem da higiene pessoal, não só no Carnaval, mas durante todo o ano. “Lave sempre as mãos, especialmente após ir ao banheiro e antes de alimentar-se. Isso já ajuda a evitar uma série de doenças”, diz. “Também evite passar as mãos nos olhos e no rosto se não estiverem higienizadas”, acrescenta. Se possível, tenha sempre à mão o álcool em gel.

As aglomerações acabam por favorecer o contágio de doenças transmitidas por gotículas lançadas pela fala, tosse ou espirro. Neste caso, para minimizar qualquer transmissão, o ideal é estar com a carteira de vacinação em dia.

O calor e o suor também estão entre os pontos que tornam o ambiente perfeito para a transmissão de conjuntivite, uma irritação ocular. “Não é grave, mas é bem inconveniente”, afirma o médico. E mais uma vez se faz necessário cuidar da higiene das mãos, não compartilhar maquiagem e evitar a exposição à agentes irritantes (como fumaça, por exemplo).

Outra dica de ouro é prestar atenção às roupas. “Roupas molhadas ou úmidas não devem ser usadas por muito tempo, pois, com o ambiente quente, podem desencadear micoses”, orienta.

A hidratação é essencial, mas tenha cuidado com as embalagens. “Sempre limpe garrafinhas e latinhas antes de levá-los à boca. Se for possível, prefira um copo descartável”, diz. Este cuidado é muito importante, doenças graves podem ser transmitidas pelo contado da boca com estes recipientes, dentre elas a leptospirose.

No caso de consumo de bebidas alcoólicas, o importante é não exagerar e nunca beber com o estômago vazio. Isso pode potencializar o efeito do álcool. “Para cada quantidade de álcool ingerida, beba a mesma quantidade de água, suco ou refrigerante. Antes de beber, alimente-se de forma saudável, evitando pratos muito gordurosos e de difícil digestão”.

Para os foliões com questões preexistentes, como doenças e alergias, portar uma carteirinha com essas informações pode fazer toda a diferença. “Em situações de emergência, será muito útil para auxiliar na prestação de um socorro mais ágil e preciso”, finaliza.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS