Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cama e sofá estão entre os ambientes preferidos para os ácaros

Higienização e impermeabilização estão entre as melhores formas para evitar a proliferação do micro-organismo; entenda a aplicação e os riscos

Depois da cama, o sofá é o segundo lugar preferido para os ácaros, de acordo com uma tese realizada pela bióloga Raquel Binotti e o médico Celso Henrique de Oliveira, ambos da UNICAMP. Apesar de serem organismos extremamente pequenos, são responsáveis por causar diversas doenças alérgicas como rinite, asma alérgica e dermatite atópica. Por se alimentarem de escamas de pele humana e de animais, essa praga doméstica costuma habitar camas, sofás, tapetes e cortinas. Além disso, ácaros mortos e seus excrementos dispersam-se em poeira fina, o que também pode resultar em quadros alérgicos, que se agravam ainda mais em épocas de chuva e com alterações no clima.

É praticamente impossível eliminar completamente os ácaros de casa, mas há algumas medidas de controle que podem evitar a proliferação. A principal é retirar a poeira de colchões, sofás e tapetes ou carpetes. É recomendado a troca da roupa de cama semanalmente e também higienizar o colchão, o sofá e os travesseiros semanalmente com um aspirador. Além da aspiração semanal, recomenda-se a higienização profunda a cada seis meses. Bianca Amaral, diretora da startup brasileira de soluções de manutenção de casa e automóveis, explica que caso o morador tenha animais, crianças ou um histórico alérgico, o prazo para a higienização deve ser antecipado. “Mesmo seguindo as recomendações, uma limpeza profunda é necessária para eliminar as sujeiras que não são visíveis e também outras manchas e a poeira que estiver impregnada na trama do tecido”, explica.

Outro ponto de atenção é relacionado às dicas caseiras disponíveis em sites de busca, além de nem todas serem eficazes, algumas podem comprometer o estofado e até a saúde dos moradores. “Antes da limpeza, é preciso identificar o tecido e qual técnica e produto é mais indicado”, conta Bianca.

Por exemplo, alguns tecidos precisam de lavagem à seco, pois durante uma lavagem normal, ele pode não secar direito o que se torna ideal para a proliferação de mais ácaros. Um ambiente com umidade acima de 60% favorece a sua proliferação. Além disso, uma limpeza profissional pode retirar até retirar manchas profundas.

Higienização ou Impermeabilização

O processo de impermeabilização, na realidade, só pode ser feito em sofás após uma higienização profunda no caso do sofá já ter sido usado. Ele consiste na aplicação de um produto que protege as fibras do tecido, criando uma camada protetora contra líquidos e sujeira. Os dois processos podem ser combinados, mas nem sempre podem ser feitos no mesmo dia, já que para a efetividade do procedimento, o sofá precisa estar totalmente seco. Por isso, é recomendado realizar a higienização em dias quentes, que favorecem a secagem.

Bianca explica que o processo é rápido, um sofá pequeno de dois lugares pode ser impermeabilizado em uma hora e meia e a duração da impermeabilização é de cerca de seis meses a um ano, mas também depende do uso do móvel.

A impermeabilização é um procedimento perigoso?

Diferente da higienização, o processo de impermeabilização tem que ser feito por um profissional, pois além de saber aplicar o produto, precisa escolher o melhor para o tecido. Porém, com um bom profissional, a procedimento não oferece nenhum risco. “Nem todos os produtos impermeabilizantes são inflamáveis. Nós optamos pelos produtos à base de água que oferecem a mesma qualidade e não trazem riscos”, comenta Bianca. A diretora ainda explica que mesmo nos produtos à base de água, é importante contratar um prestador qualificado. “Há casos em que o preço do serviço não pode ser o fator de decisão. Escolher uma empresa que segue protocolos de segurança e produtos certificados na Anvisa é essencial para evitar qualquer transtorno”, finaliza.

SOBRE A TEMPOTEM - A TempoTem é uma startup brasileira que oferece soluções rápidas e inovadoras com o propósito de transformar a relação das pessoas com a prestação de serviços. Com atendimento e processo de contratação 100% digital, a empresa atende as necessidades dos consumidores dentro de sete categorias de atuação em instalação, reparo e manutenção: auto, caçamba, dedetização, elétrica, encanamento, instalação e portas & chaves. A empresa é fruto de investimento integral da Tempo Assist, líder do mercado B2B de assistências especializadas, que atua há 25 anos no mercado nacional atendendo algumas das principais seguradoras, montadoras e financeiras do país.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS