Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Carnaval e caipirinha: especialista alerta para riscos de manchas na pele

pixabay pixabay

Segundo a dermatologista Aline Anflor, a maioria das pessoas acredita que apenas o limão pode manchar a pele, mas outras frutas cítricas exigem cuidados ao serem consumidas durante exposição ao sol...

Seja na agitação dos blocos de rua ou durante o descanso na praia, o período do Carnaval é sinônimo de relaxamento e, quase sempre, a bebida mais pedida é a refrescante caipirinha. Mas mesmo em meio à curtição é preciso ter atenção aos cuidados com o corpo – especialmente com a pele. A dermatologista Aline Anflor alerta que bebidas preparadas com o suco de frutas cítricas como laranja, abacaxi e kiwi, como caipirinhas e limonadas, podem provocar danos à pele.

“Se engana quem pensa que é só o limão que pode provocar manchas na pele. Os agentes responsáveis contêm furocumarinas que podem estar presentes em alimentos, perfumes, aromatizantes e cosméticos. As furocumarinas nos alimentos são encontradas na cenoura, no figo, na salsinha e em frutas cítricas como limão, tangerina e lima), dentre outros", explica Aline.

A dermatologista salienta que é preciso ficar atento, pois na maioria das vezes, a mancha surge apenas 24 horas após a exposição. “A lesão pode ter intensidade variável e caracteriza-se pela coloração avermelhada da pele, como se fosse uma queimadura mesmo, podendo evoluir, inclusive com surgimento de bolhas na região afetada”. Ela explica que após essa primeira reação, que pode até passar despercebida, surge a pigmentação, que pode ser irreversível se não for tratada a tempo.

Orientação é não manipular frutas ao sol

Conforme Aline, o ideal é evitar manipular frutas cítricas antes de se se expor ao sol. “É preciso tomar cuidado para não fazer ou beber limonadas, sucos de frutas ou caipirinhas ou usar o limão como tempero, em frutos do mar e petiscos, e depois pegar sol”, indica a médica, que destaca ainda que locais da pele que foram tocados por pessoas que manipularam essas frutas também podem apresentar lesões. “É essencial lavar bem as mãos antes de tocar a própria pele ou a de outras pessoas”, orienta.

Mas se a prevenção não foi feita corretamente e algum acidente acabou acontecendo, não é motivo para desespero. “O recomendado é lavar bem o local afetado e as áreas que possam ter recebido respingos com sabão e água. Após, usar bloqueador solar nas áreas expostas e, se possível, roupas com proteção UV, para prevenir o surgimento das manchas. E assim que possível, procurar um dermatologista para avaliar a necessidade de tratamento específico”, recomenda a médica.

Aline Anflor

Médica com seis anos de experiência, formada pela Universidade Católica de Pelotas e pós-graduada em Dermatologia pela Escola Superior de Saúde/Medpós. Aline atua em doenças de pele, unhas e cabelos, além de realizar procedimentos com fins estéticos e cirurgias dermatológicas. Há dois anos atende em sua clínica, localizada em Porto Alegre.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS