Brasil,

HDT desenvolve ação de prevenção a DSTs no carnaval em rodovia federal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  HDT Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anaur Auad (HDT), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-GO) promoverá no dia 21 de fevereiro (sexta-feira), das 10h às 14h, a ação de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) durante o lançamento da Operação Carnaval. A força tarefa ocorrerá no posto da PRF de Hidrolândia, localizado no quilômetro 525, da BR 153. Durante a ação, colaboradores do hospital irão distribuir kits com preservativos masculinos, femininos e lubrificantes, além de folhetos informativos sobre HIV/Aids, Sífilis, Hepatites Virais e Dengue que são os carros-chefes de atendimento do hospital. Também serão realizadas testagens para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C e acompanhamento da equipe multiprofissional do hospital.

Em seu quinto ano consecutivo, a parceria entre o HDT e a PRF tem como intuito alertar sobre os riscos à saúde recorrente no Carnaval. O consumo em excesso de bebidas alcoólicas durante o feriado e historicamente ligado com a falta de proteção em relação à utilização de preservativos, acaba deixando os foliões expostos às várias DSTs, inclusive ao vírus HIV. Embora seja uma época voltada a diversão, o Carnaval não atrai apenas alegrias. A diretora técnica da unidade e infectologista, Dra. Letícia Aires, destaca que aglomerações de pessoas em ambientes fechados e os comportamentos típicos desta festa acabam colocando em risco a saúde do folião. “As pessoas ficam sujeitas a doenças infectocontagiosas que podem ir das mais brandas, como herpes, às mais graves, como hepatites e as DSTs, como a HIV e sífilis”.

Para evitar essas enfermidades, a médica alerta a importância de se divertir com moderação, mantendo cuidados básicos como higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar o contato com pessoas com sintomas gripais, além do uso indispensável do preservativo para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). “Caso a pessoa identifique algum sintoma mais grave ou suspeito, deve procurar uma unidade de saúde mais próxima”, ressalta Letícia.

Atendimentos: - HIV/AIDS é o carro-chefe de atendimentos no HDT. Entre os pacientes internados na unidade, 50% são soropositivos, e cerca de 80% dos atendimentos ambulatoriais são aos portadores do vírus. A unidade atende mais de 10.000 pacientes vivendo com HIV/Aids que buscam o medicamento mensalmente na farmácia ambulatorial. Em 2019, o Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica (NHVE) do hospital contabilizou 324 novos casos confirmados de pessoas com HIV/AIDS.

- Sífilis - No Sistema de Informação de Agravo de Notificação do hospital são registrados os casos da doença em adulto nas formas primárias, secundárias e terciárias. Em 2019 foram confirmados 73 casos em adultos e 30 novos casos de sífilis congênita, quando a infecção é passada da mãe para o bebê via hematogênica .

- Dengue - Doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada do Aedes Aegypt, mosquito que se multiplica em depósitos de água parada. Em 2018, somente o HDT notificou 631 casos e foram confirmados 548, já em 2019 foram registrados 465 ocorrências e confirmados 407 casos da doença.

- Hepatites virais - A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Existem cinco tipos de vírus: A, B, C, D, E. Em 2019, o hospital registrou 119 novos casos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar