Brasil,

Endometriose pode causar infertilidade?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jaqueline da Mata
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A endometriose é considerada a doença da mulher moderna e, em alguns casos pode estar associada à infertilidade. Caracterizada pela presença de células do endométrio fora do útero, atinge cerca de 15% de toda a população feminina mundial que está em idade reprodutiva.

Selmo Geber, professor titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina da UFMG e médico da Clínica Origen, esclarece alguns pontos sobre essa doença, já que muitas mulheres, por falta de conhecimento, falham ao procurar ajuda de um médico quando os sintomas aparecem. Confira aqui sete fatos sobre o assunto, incluindo a possibilidade de tratamentos para reverter o caso:

- Pode ser: superficial, ovariana (endometrioma) e infiltrativa profunda. Ela é classificada de acordo com o local que se instala, com seu tamanho e extensão (variando de grau I – mínima; a grau IV – grave).
- Uma grande parte das mulheres com endometriose pode ser assintomática. Os sintomas mais comuns são: cólicas menstruais intensas, dor pré-menstrual, dor durante as relações sexuais. Na presença desses sintomas, é importante procurar um médico. A infertilidade pode estar associada dependendo da sua localização e extensão.
- A associação entre a endometriose e a infertilidade tem sido bastante estudada. Entretanto, essa associação foi comprovada apenas quando existe comprometimento das relações entre os órgãos pélvicos, devido a presença de grandes cistos ou na presença de aderências- reduzindo a chance da gravidez acontecer.
- Nas formas leve e moderada, a causa da infertilidade é ainda incerta, porém alguns estudos sugerem uma alteração no sistema imunológico, que poderiam ocasionar modificações no processo de fertilização ou transporte dos óvulos, espermatozoides ou embriões.
- O ultrassom permite suspeitar de endometriose apenas na presença de cistos. O diagnóstico definitivo da endometriose só é realizado através do estudo histopatológico, após biópsia, realizada por cirurgia ou videolaparoscopia.
- A técnica de Fertilização in Vitro (FIV) apresenta a vantagem de superar qualquer das prováveis causas atribuídas à endometriose para levar a infertilidade. O fato de se retirar os oócitos (células germinais femininas que se geram nos ovários) e colocá-los em contato direto com os espermatozoides, após indução da superovulação, permite se observar diretamente a fertilização e formação de embriões e, a transferência dos embriões diretamente para o útero da paciente. As taxas de gravidez são semelhantes às encontradas para as demais indicações de FIV, variando de 15% a 55%, de acordo com a idade da mulher. De maneira semelhante ao descrito acima, pode ser utilizado após falha do tratamento inicial ou diretamente para se obter a gestação mais rapidamente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar