Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cuidados com a voz no carnaval

Voz - Crédito - Pixaby Voz - Crédito - Pixaby

A professora de fonoaudiologia Karine Pontes, do Instituto de Desenvolvimento Educacional, alerta sobre os cuidados com a saúde vocal durante a folia

Nos quatros cantos do Brasil, a folia dura bem mais do que a semana oficial de carnaval. A maior festa brasileira costuma começar alguns meses antes, na verdade, intensificando o ritmo a cada compasso mais próximo da farra dos clarins. Uma maratona músicas e sons... e bem altos! Nesse período, o folião acaba forçando bastante a voz, já que para conversar na folia, na maioria das vezes, é preciso falar alguns tons acima.

A fonoaudióloga e especialista em voz Karine Pontes, professora de perícia vocal da Faculdade IDE, alerta sobre a importância de ficar atento à saúde vocal durante o carnaval. “Isso de conversar alto com barulho em volta chamamos de ‘competição sonora’ e, realmente, força a voz. Nessa situação, a voz é produzida com esforço e intensidade elevada. O ideal é se afastar um pouco do barulho, se quiser conversar, e ficar longe das caixas de som ou das bandas de frevo para conversar”, orienta.

Outra dica é investir numa boa hidratação, que é essencial para o bom funcionamento da voz. De acordo com a professora de fonoaudiologia da Faculdade IDE, beber água é fundamental para todo o organismo, assim como para as pregas vocais, pois elas estando bem hidratadas faz com que a voz seja produzida de forma mais harmoniosa e sem esforço. “Deve-se também evitar comidas muito condimentadas, gaseificadas e muito ácidas para não favorecer o refluxo laringofaríngeo, que pode agredir as pregas vocais. Cuidado ainda com bebidas muito geladas para evitar choque térmico, bem prejudicial para a voz”, alerta Karine.

Para melhorar a saúde da voz, é interessante também fazer aquecimento e desaquecimento vocal, que pode ser feito por qualquer pessoa, desde que haja orientação individual de um fonoaudiólogo. Outro fator importante é ficar atento a alguns sintomas, já que falar alto vários dias seguidos pode gerar desde fadiga até alguma lesão de prega vocal, surgindo queixa como a rouquidão. “Caso essa rouquidão persista por mais de 15 dias, deve-se procurar ajuda profissional de médico ou fonoaudiólogo”, recomenda a professora de fonoaudiologia.

FACULDADE IDE – A Faculdade IDE, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, desde 2006, promove pós-graduações na área de saúde, contando com mais de 120 cursos nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia e fonoaudiologia. Autorizada pelo MEC, na portaria nº 852, de 30/12/18, passou a oferecer também graduações, como de Estética e Recursos Humanos. Com sede no Recife, no Pina, tem presença em oito estados do N/NE.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS