Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Debate qualificado sobre uso de álcool

  • Escrito ou enviado por  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

No Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo (18/2), é importante uma reflexão não apenas sobre o alcoolismo, mas sobre o impacto do uso desregulado de bebidas alcoólicas no país.

O uso nocivo de álcool é um dos problemas mais dramáticos de saúde pública no país atualmente, impingindo danos sobretudo à população mais jovem. Também na esfera econômica são amplas as evidências que mostram que a indústria do álcool traz déficits para o país, produzindo receitas que não são capazes de cobrir o prejuízo social que provocam.

Nesse contexto, é essencial divulgar informações atualizadas em termos de saúde pública para proteger a população e estimular uma tomada de decisões sobre o tema a partir de dados científicos.

Um equívoco comum é indicar como segura a ingestão de uma dosagem diária de álcool. No entanto, desde 2018, já se sabe que o uso de álcool não apresenta doses seguras. É fundamental que a população tenha acesso a essa informação, que vem levando alguns governos a rever a sua política sobre o significado do chamado consumo seguro.

Também é comum ouvir que a tributação seletiva para álcool não seria efetiva, pois atingiria primordialmente os consumidores moderados. Essa ideia contrasta frontalmente com o sucesso da mais ambiciosa política de tributação de álcool atual, a da Escócia.

Avaliações científicas dessa política vêm comprovando que um regime de tributação adequado leva à redução do consumo exatamente daqueles que bebem de modo abusivo e colocam em risco a população.

Reiteramos, portanto, devido à gravidade e importância do tema, que as discussões que envolvam o tema do alcoolismo sejam baseadas em dados científicos confiáveis. Dessa maneira, será possível ampliar o debate qualificado para a construção de uma política regulatória do uso de álcool para o Brasil.

Guilherme Messas, Coordenador do Comitê para Regulação do Álcool (CRA), é médico psiquiatra e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS