Brasil,

Anvisa aponta Rede Ebserh como referência em atendimento seguro ao paciente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MEC
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Programa da empresa pública diminuiu índice de mortalidade e de infecções

A Rede Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi destaque no Relatório de Autoavaliação Nacional de Prática de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde de 2019, publicado neste mês de fevereiro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o relatório, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é uma das redes hospitalares com mais unidades citadas de forma positiva em práticas seguras de assistência à saúde, considerando hospitais públicos e privados.

O documento da agência permite um diagnóstico das práticas de segurança do paciente nas instituições de saúde, envolvendo a avaliação de indicadores de estrutura e processo. Além disso, monitora a cultura da segurança, a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde. A adesão à iniciativa da Anvisa é voluntária.

De acordo com a chefe de Serviço de Gestão da Qualidade da Ebserh, Marcia Dal Sasso, o resultado é reflexo de ações conjuntas e estratégicas de rede. “Diversos fatores influenciaram nesse resultado. Na administração central há um setor exclusivo para apoiar os hospitais que, por sua vez, estão sempre buscando aperfeiçoar seus processos”, explicou.

Todos os hospitais vinculados à Ebserh possuem ações estruturadas voltadas à segurança do paciente. Um dos exemplos é a implantação de Núcleo de Segurança do Paciente e elaboração de Plano de Segurança do Paciente.

Programa – Desde 2014, o Serviço de Gestão da Qualidade desenvolve, junto aos hospitais da rede, o Programa Ebserh de Segurança do Paciente. Na avaliação do ano passado, a iniciativa teve importantes avanços que contribuíram com o aperfeiçoamento da assistência aos pacientes. Eis o resultado em números:

- alcance de 91% no índice de implantação do Programa Ebserh de Segurança do Paciente;
- redução de 3,6% na taxa média de mortalidade institucional;
- redução de 15,8% nas infecções relacionadas à utilização de cateter venoso central;
- aumento de 90% de hospitais da Rede Ebserh com alta adesão às práticas de segurança do paciente.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Ebserh


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar