Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cuidados para evitar as pedras nos rins no verão

Urologista alerta que incidência aumenta cerca de 30% durante a estação

Os termômetros sobem, o corpo transpira e pode ficar desidratado. No verão essa sucessão de fatores pode acarretar aumento da incidência de pedras nos rins.

O urologista Henrique Rodrigues, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, alerta que a perda de água pelo corpo faz com que a urina fique mais concentrada, o que eleva as chances de formação de cálculo renal. “Observamos que nestes meses de verão os registros de casos de pessoas com pedras nos rins aumentam em torno de 30%. Sendo assim, a medida mais importante para evitar o problema é ingerir bastante líquido, além de evitar o consumo de alimentos ricos em sódio e proteína animal”, ressalta.

Sintomas

Entre os principais sintomas dos cálculos renais estão: fortes dores nas regiões lombar e abdominal, náuseas, vômitos, febre, sangue na urina, sensação de bexiga cheia e maior frequência para urinar.

Mas nem sempre os cálculos provocam sintomas – geralmente os menores que 10mm costumam ser assintomáticos ou causar dor lombar leve a moderada. Já os maiores que 10mm podem provocar cólica forte, náuseas e vômito – quadro que geralmente melhora ao se deitar ou com analgésico.

“Os chamados cálculos ureterais, que se deslocaram do rim em direção à bexiga, costumam causar forte dor na região lombar e/ou abdominal inferior. Nesses casos a ingestão de analgésico não cessa a dor, e o paciente precisa ser internado e receber medicação endovenosa”, explica Dr. Rodrigues.

De acordo com o urologista, a maioria dos cálculos menores que 5mm consegue ser eliminada sem necessidade de cirurgia, enquanto que os maiores que 5mm costumam ficar retidos no ureter e necessitam ser retirados por meio de procedimento endoscópico.

Prevenção

Para evitar o aparecimento dos cálculos o principal hábito a ser mudado é aumentar a ingestão de líquidos. “Recomenda-se beber cerca de 2 litros por dia, podendo incluir água, água de coco e sucos de frutas cítricas, que ajudam na prevenção. Deve-se evitar a ingestão de refrigerantes”, afirma.

O urologista acrescenta que também é importante ficar de olho na ingestão de alimentos com quantidade elevada de sódio, como os embutidos e ultraprocessados, e proteína animal, como as carnes vermelhas.

Tratamentos

Atualmente entre as opções de tratamento para cálculos renais estão a litotripsia extracorpórea, a litotripsia intracorpórea (direcionamento de ondas de choque ao cálculo, de modo a fragmentá-lo e eliminá-lo por via natural) e a remoção percutânea dos cálculos (para cálculos maiores que 20mm).

Sobre o Dr. Henrique Rodrigues, urologista

Formado em Urologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Dr. Henrique Rodrigues é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e membro da Associação Americana de Urologia e da Associação Europeia de Urologia. Com atuação consolidada nas áreas de uro-oncologia, sexualidade, endourologia (cálculo renal) e andrologia (DAEM, reposição hormonal etc.), Dr. Henrique Rodrigues foi diretor da Sociedade Brasileira de Urologia entre os anos de 2008 e 2012, buscando de forma contínua contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico voltado ao diagnóstico e ao tratamento de distúrbios e doenças do sistema urológico.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS