Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Metais pesados em cosméticos são prejudiciais à saúde

Metais pesados em cosméticos são prejudiciais à saúde

Uso de cosméticos pode levar à ingestão de metais como alumínio, crômio, manganês, entre outros. Entenda como evitar o problema.

Na natureza são encontrados vários metais; alguns são essenciais à saúde, outros são nocivos. Até mesmo os essenciais podem ser nocivos, é bom ressaltar, dependendo da dose. Os metais pesados podem estar presentes na água contaminada, no ar e nos alimentos, culminando em problemas de saúde ao redor dos anos. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe, é que esses metais podem estar presentes, inclusive, nos cosméticos – como maquiagens, batons e desodorantes, por exemplo. “É sabido que a maioria dos batons contém traços de chumbo, mas, recentemente, foram encontradas as presenças também de cádmio, cobalto, alumínio, titânio, manganês, crômio, cobre e níquel em alguns cosméticos do mercado”, alerta a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

No geral, os metais pesados não provocam sintomas quando entram pela primeira vez em contato com o organismo. No entanto, isso é diferente a longo prazo. “Os metais têm a capacidade de ir se acumulando dentro das células, provocando problemas como alterações renais, lesões cerebrais, aumento da pressão arterial e existe a suspeita de que também possa estar relacionado com a incidência de câncer”, explica a dermatologista.

Não é o caso de se desesperar e jogar fora os cosméticos, mas sim de manifestar um alerta às autoridades sobre uma norma mais detalhada para os níveis de metais neste tipo de produto. Além disso, a Dra. Kédima sugere métodos para fugir do problema: “Evite comprar de marcas que estejam associadas à presença de chumbo e de outros metais tóxicos. Procure produtos livres de substâncias químicas nocivas à saúde. Esteja sempre atento aos rótulos a fim de evitar o contato com outras substâncias perigosas, como os parabenos.

Além desses cuidados, é importante também verificar a data de validade desses produtos. Segundo a Dra. Kédima, quando a validade expira, a eficiência dos produtos diminui e os riscos de surgir alergia, irritações e herpes (no caso dos batons) aumentam, uma vez que são maiores as chances de ocorrer oxidação e decomposição dos ingredientes presentes na fórmula. “Sendo assim, se você perceber que a cor do batom mudou e ele estiver seco e exalando um cheiro diferente e desagradável, saiba que esses são sinais de que está na hora de descartá-lo. Além disso, qualquer sintoma estranho na pele após o uso de algum produto, suspenda-o e procure ajuda dermatológica para identificar e tratar o problema”, finaliza.

DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS