Brasil,

Redução de mama em mulheres jovens melhora a qualidade de vida mais tarde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Márcia Wirth
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pacientes jovens que fizeram a mamoplastia redutora apresentam excelente qualidade de vida relacionada à cirurgia, mesmo décadas após o procedimento

Mulheres submetidas à cirurgia de redução de mama, antes dos 25 anos, continuam relatando benefícios duradouros 10 a 30 anos após o procedimento, aponta um estudo publicado no Plastic and Reconstructive Surgery®, a revista médica oficial da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

“Pacientes jovens que realizaram a mamoplastia redutora experimentam excelente qualidade de vida relacionada à redução das mamas, mesmo décadas após a cirurgia. O estudo constata que alguns resultados, a longo prazo, após a cirurgia de redução de mama - incluindo o bem-estar sexual e a satisfação com as mamas - são ainda maiores do que em mulheres que nunca fizeram a cirurgia de mama”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

O estudo reuniu dados de mulheres que tinham menos de 25 anos quando foram submetidas à cirurgia de redução de mama, entre 1980 e 2003. Os resultados da qualidade de vida (QV) foram avaliados usando um questionário validado, o BREAST Q ©. Trinta e sete mulheres responderam ao questionário. Todas as mulheres no estudo foram acompanhadas por pelo menos 10 anos. O acompanhamento médio foi de 21 anos, com um máximo de 32 anos.

No geral, as participantes demonstraram alta satisfação e bem-estar. O estudo se concentrou em quatro resultados do BREAST Q, todos pontuados na escala de 0 (pior) a 100 (melhor).

Para dois desfechos, os escores foram significativamente maiores para as mulheres que sofreram redução de mama em uma idade jovem, em comparação com um grupo normativo de mulheres que nunca fizeram a cirurgia de mama. A pontuação média de satisfação com as mamas foi de 67 para as mulheres que sofreram redução de mama, em comparação com 57 no grupo normativo. As mulheres que sofreram redução de mama também apresentaram classificações mais altas de bem-estar sexual: 72 versus 55.

As mulheres que sofreram redução de mama também apresentaram boas pontuações em bem-estar psicossocial (76 em 100) e bem-estar físico (81 em 100). Esses escores foram semelhantes ao grupo normativo.

“A redução da mama também demonstrou benefícios na redução de sintomas, como dores nas costas e no pescoço, e na melhoria do bem-estar psicológico, como imagem corporal ruim e baixa autoestima, em mulheres com seios grandes demais”, diz Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Embora pacientes jovens apresentem muitos dos mesmos sintomas que os adultos, existia uma controvérsia em torno da realização de mamoplastia redutora entre mulheres mais jovens. O novo estudo é um dos mais longos de acompanhamento de pacientes jovens que fizeram a mamoplastia redutora e o primeiro a usar o questionário validado BREAST Q.

“Os resultados mostram benefícios duradouros em um grupo de mulheres que sofreram redução de mama antes dos 25 anos. Os benefícios persistiram, embora as mulheres provavelmente tenham sofrido alterações hormonais que afetam a mama, como gravidez, amamentação e menopausa. Assim, evitar ou retardar a mamoplastia redutora em pacientes jovens pode impedi-las de alcançar melhorias duradouras na satisfação e no bem-estar”, diz o cirurgião plástico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar