Brasil,

O que o filme do Coringa nos mostra sobre a saúde mental?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Collina
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A falta de atenção à saúde mental é tão importante que o filme do Coringa, indicado ao Oscar 2020 em 11 categorias, focou nesse tema para mostrar a sociedade como isso influencia a vida das pessoas que não recebem tratamento adequado. Dada à complexidade que envolve a saúde mental no Brasil, entender a relação entre o filme do Coringa e saúde mental pode despertar a sociedade para a busca de medidas que reduzam os impactos desse problema.

Nessa perspectiva, vamos mostrar as razões pelas quais o diretor do filme focou neste tema. Veja como as consequências da falta de assistência à saúde mental e os problemas associados à ausência de tratamentos colocam toda a sociedade em risco. Confira, ainda, como um hospital especializado em tratamento psiquiátrico de alta qualidade pode conscientizar sobre a importância da atenção à saúde mental na atualidade. Acompanhe!

Entender a relação entre o filme Coringa e os fatores relacionados à assistência — ou não — à saúde mental é primordial à compreensão dos impactos gerados no comportamento das pessoas que têm essa doença. No filme, Coringa é o apelido do personagem central, Arthur Fleck, que luta para sobreviver em uma sociedade hostil, marcada pelo descaso do Governo com as questões estruturais como oportunidades de emprego, saúde e segurança pública, principalmente.

Fleck mora com a mãe, senhora Penny, idosa e doente, e que depende dos cuidados do único filho para sobreviver. Durante o dia, ele trabalha como palhaço de aluguel em instituições para crianças com câncer. Já à noite, ele cuida da mãe e, eventualmente, se apresenta como comediante de stand-up, já que alimenta o sonho de viver dessa profissão.

O psiquiatra Marcel Vella Nunes, do Hospital Santa Mônica, comenta "Logo no início do filme, nosso personagem principal apresenta os primeiros sinais da falta de tratamento psiquiátrico e dos efeitos que isso gera tanto ao doente como à família e à coletividade. Sem amparo da Saúde Pública, ele deixa de receber seus remédios controlados e se torna cada vez mais triste, depressivo e agressivo."

O médico salienta ainda que ao que parece Arthur desenvolveu a síndrome pseudobulbar, doença caracterizada por riso ou choro descontrolado e que surge por diferentes razões. Dois principais fatores que provavelmente contribuíram para sua condição foram a falta de afeto pela ausência do pai e os maus tratos na infância. Porém, com o passar dos anos, os sintomas tornam-se cada vez mais frequentes e dominam o personagem ao ponto de Fleck ser visto como ridículo, estranho e ignorado pelas pessoas.

No desenrolar das cenas, o autor deixa bem claro que Coringa é composto pela multiplicidade de sintomas de uma sociedade extremamente desigual. O estado mental de Fleck somado à sua vulnerabilidade social influencia o comportamento dele e o torna cada vez mais ameaçador, violento e cruel.

Porém, de forma brilhantemente sutil, o autor da obra infiltra o espectador na realidade vivida pelo Coringa a fim de transmitir a mensagem principal do filme: as doenças mentais exigem atenção e cuidado especial. Logo, a sociedade precisa entender melhor sobre o que são os transtornos mentais e refletir sobre o que pode acontecer quando os seus “Coringas” são negligenciados.

Importância dos tratamentos mentais

Nas últimas décadas, a prevalência dos transtornos mentais na população brasileira está cada vez maior. Pesquisas recentes publicadas amplamente pela mídia revelam que a situação é realmente preocupante: cerca de 86% dos brasileiros apresentam algum tipo de desequilíbrio mental.

Mesmo que a incidência seja maior nos jovens, esses transtornos podem surgir em qualquer idade. A projeção para os próximos anos sugerem a necessidade de mais atenção a essa área de saúde — sobretudo nas pessoas de mais idade — já que a tendência às doenças neurodegenerativas é maior.

Dr. Marcel comenta que "Nessa perspectiva, melhorar a assistência à saúde mental e disponibilizar intervenções mais eficazes para esse público é fundamental. A atenção à integridade mental é uma forma de proporcionar uma vida mais digna, saudável e livre de doenças crônicas ou incapacitantes."
Falta de atenção da Saúde Pública

A Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) divulgou que o panorama da saúde nas Américas exige mais investimentos públicos para suprir as necessidades da população de risco. Segundo o documento, os recursos destinados à saúde mental representam apenas 2% do orçamento dos países.

Essa ausência de apoio da Saúde Pública expõe a sociedade aos riscos que um indivíduo sem tratamento representa. A ausência de um suporte público de qualidade gera muita dificuldade para a obtenção das medicações e do apoio necessário ao controle dos transtornos mentais. Com isso, a sociedade se torna vítima das vítimas do descaso público com a saúde mental.

Assim como Arthur Fleck, a maioria dos doentes mentais são ignorados tanto pelo governo como pela sociedade. Nesse contexto, a intrínseca relação entre o filme do Coringa e saúde mental é um dos pontos que mais levam à reflexão: o número de “Coringas” infiltrados na população e a dificuldade deles para conviver com a falta de tratamento resultante do descaso dos agentes responsáveis pelas intervenções nessa área.

Vale destacar, porém, que o nível de comprometimento da doença deve ser considerado, já que nem todas as pessoas com problemas mentais apresentam perfil ameaçador. No entanto, independentemente do tipo de distúrbio mental, faz-se necessário a busca de ajuda profissional antes que a doença evolua para situações mais graves.

Além dos riscos significativos que a falta de tratamento simboliza, os prejuízos à saúde — mental, emocional e física — também surgem como consequências dessa falta de assistência do Governo a essas pessoas que enfrentam problemas de ordem psiquiátrica.

Entre as complicações que ajudam na compreensão do contexto entre o filme do Coringa e a saúde mental, destacam-se:

- comprometimento do aprendizado na idade escolar ou na vida adulta;
- problemas de relacionamento pessoal, social e afetivo;
- problemas cognitivos e de desenvolvimento motor;
- dificuldade para conseguir se manter no emprego;
- falta de concentração;
- raciocínio mais lento;
- confusão mental;
- risco de suicídio;
- agressividade;
- irritabilidade;
- depressão.

Arthur Fleck, em uma de suas reflexões, destacou uma frase que comprova, claramente, a problemática da saúde mental na sociedade: “o pior problema de ter um transtorno mental é que as pessoas esperam que você se comporte como se não a tivesse.”

Isso exemplifica a necessidade de buscar tratamentos para preservar a estabilidade desses indivíduos e reduzir os impactos desse problema sobre a sociedade. Nesse sentido, compreender a relação entre o filme do Coringa e a saúde mental pode levar à conscientização da população sobre a relevância do tema e o quanto a assistência adequada pode fazer a diferença.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar