Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Por que comemos mais, mesmo quando já estamos saciados?

- O Dia Mundial de Combate à Obesidade mudou para 4 de março

- Endocrinologista explica sinalização da saciedade

“A fome é derivada de uma série de impulsos que nos levam ao ato de comer. Um deles é o apetite fisiológico, quando buscamos alimento porque estamos mesmo com fome, mas também há o apetite hedônico, é o ‘comer emocional’. A fome vem de impulsos da memória afetiva, do cheiro de alguma comida na lembrança... essa é a parte que está relacionada com o controle hipotalâmico do apetite, que, por sua vez, está interligado ao ato de comer fora de hora ou quando já estamos alimentados”, explica a Dra. Andressa Heimbecher, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Entre os hormônios ligados à saciedade está a leptina, que é responsável por ‘contar’ a reserva energética disponível e sinalizar a saciedade. A grelina é o hormônio que antecipa as refeições, agindo como se fosse o hormônio da fome. O GLP1 é um hormônio que vai ser liberado quando há alimento no trato gastrointestinal, fazendo com que o pâncreas libere insulina. A elevação de insulina é um sinalizador para o cérebro sobre a saciedade.

Segundo a endocrinologista, nos pacientes que sofrem de obesidade, há uma resistência à leptina, e o cérebro não sinaliza a saciedade. Mas esse é apenas um dos lados da obesidade, doença crônica, recidivante e multifatorial.

A epidemia mundial da obesidade também está relacionada ao chamado ambiente obesogênico, onde estão incluídos: (1) a facilidade em encontrar alimentos hiperpalatáveis, que acabam tendo efeito hipotalâmico (aqueles crocantes, molinhos, fofinhos) e (2) espaços ou hábitos que não favorecem a prática de exercício físico, levando mais e mais pessoas ao sedentarismo. “A criança, por exemplo, é espelho da alimentação e do hábito da família. É o ambiente disfuncional que faz nosso organismo ter acúmulo de calorias”, comenta Dra. Andressa.

Dia Mundial da Obesidade – A obesidade é uma epidemia que afeta mais de dois bilhões de pessoas em todo mundo, mas ainda não é totalmente compreendida: o paciente que sofre de obesidade precisa de tratamento como qualquer outra doença.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS