O sucesso pode matar
Quando alguém faz aniversário, é muito comum que as pessoas desejem votos de sucesso. Talvez essa expressão seja usada de maneira formal e sem que exista uma reflexão sobre aquilo que a palavra realmente significa e o que ela pode acarretar, pois “se dar bem” não significa necessariamente ser feliz.
Essa é uma das discussões que surgem ao assistir ao filme “Judy: Muito Além do Arco-Íris”, infelizmente com direção nada além de convencional de Rupert Goold e atuação soberba de Renée Zellweger. A atriz representa o mito Judy Garland (1922 – 1969) em seu último ano de vida (ela viveu apenas 47 anos!), quando realizou shows em Londres para tentar juntar dinheiro para comprar uma casa e morar com os filhos.
Presente em palcos desde os dois anos de idade e sucesso mundial com “O Magico de Oz” (1939), Judy viveu, desde a adolescência fora dos padrões que teve, em um universo em que tomava pílulas para não engordar, para dormir e para acordar, envolvida numa atmosfera de depressão e perda de autoestima, buscando sempre a confirmação externa de que era talentosa e bonita.
Muitas dessas questões são levantadas sem que seja conseguida uma densidade em nenhuma delas. A obra consegue pelo menos, graças à atuação da protagonista, criar a atmosfera opressiva que o sucesso pode ter. Baseado na peça de teatro “Fim do Arco-Íris”, de Peter Quilter, o filme poderia ser melhor, mas vale muito a pena ser visto para recordar a capacidade do sucesso de destruir quem não se prepara ou é preparad@ adequadamente para ele.
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário