Alta da inadimplência acende alerta para o orçamento dos condomínios em 2026
Para auxiliar os síndicos no planejamento, em 20 de janeiro, às 19h30, no You Tube, ocorrerá uma Masterclass online e gratuita sobre Previsão Orçamentária
Segundo um levantamento feito pela uCondo, a inadimplência em condomínios brasileiros atingiu 11,95% no primeiro semestre de 2025, sendo o maior patamar desde 2022. Este aumento representa um salto em relação ao mesmo período de 2024, quando a taxa era de 9,99%. A pesquisa também mostrou que, desde 2022, o valor médio da taxa condominial aumentou 25%. Para auxiliar os síndicos no planejamento, no dia 20 de janeiro, às 19h30, no YouTube, ocorrerá uma Masterclass online e gratuita sobre Previsão Orçamentária. “Iremos quebrar o tabu da gestão financeira e mostrar os indicadores que realmente importam para garantir inadimplência zero e a gestão eficiente do condomínio”, conta Zener Costa, CEO da LLZ Garantidora e administrador de empresas.
Com os números alarmantes e o início do ano, síndicos começam a se planejar para a previsão orçamentária, cujo objetivo é definir valores da taxa condominial, equilíbrio do caixa e a capacidade do condomínio de manter serviços, investir em manutenção e preservar o patrimônio dos condôminos. Na previsão orçamentária, os principais gastos incluídos são: folha de pagamento dos funcionários; gastos com água e energia elétrica; pagamento de férias e 13º salário dos funcionários; impostos e tributos; custo de equipamentos e materiais; prestação de serviços e terceirizações; custo com manutenções prediais; custos administrativos em geral e fundo de reserva e fundo de obras (se houver).
“A previsão orçamentária é a espinha dorsal de uma gestão de excelência, mas muitos gestores ainda a tratam como um processo difícil e burocrático“, afirma Zener Costa. De acordo com ele, um dos principais problemas do modelo tradicional de previsão orçamentária é a inclusão da inadimplência no orçamento, “o que faz com que moradores adimplentes acabem arcando com os atrasos de terceiros”.
Zener explica que, em um modelo mais moderno de previsão orçamentária, a inadimplência deixa de fazer parte da conta, garantindo ao condomínio o recebimento integral da arrecadação mensal e trazendo mais previsibilidade financeira. “Traz mais equilíbrio, segurança e tranquilidade para síndicos e moradores”, salienta.
Serviço:
Data: 20/01/2026
Horário: 19h30
Transmissão: YouTube
Inscrição gratuita: aqui
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário