SEGS Portal Nacional

Economia

Reorganizar o patrimônio antes do impacto da Reforma Tributária reduz riscos e custos

  • Segunda, 29 Dezembro 2025 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Luporini
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

FOTO: Pixabay

Entre as medidas, doação de bens com reserva de usufruto, a elaboração ou revisão de testamentos, a constituição de holdings patrimoniais e a reorganização de participações societárias

A proximidade de um novo ano é tradicionalmente um período de reflexão e planejamento e pode ser estratégico para quem deseja já pensar sobre organizar o patrimônio e antecipar processos de transmissão de bens. Para quem ainda não o fez até o fim de 2025, a partir de 2026, quando passam a valer novas regras decorrentes da Reforma Tributária, famílias e empresários devem repensar sua estrutura e conjunto de bens, além de refletir profundamente sobre a sucessão patrimonial de forma mais previsível e segura. É o que recomenda o advogado Jossan Batistute, sócio do Escritório Batistute Advogados, especialista em questões sucessórias e patrimoniais.

Entre as medidas que podem ser avaliadas estão a doação de bens com reserva de usufruto, a elaboração ou revisão de testamentos, a constituição de holdings patrimoniais e a reorganização de participações societárias. “Essas ferramentas permitem não apenas planejar a sucessão, mas, também, reduzir riscos de conflitos futuros e dar maior clareza aos herdeiros quanto à administração do patrimônio”, ressalta o especialista. De acordo com ele, a Reforma Tributária trouxe mudanças importantes no tratamento do ITCMD, imposto que incide sobre heranças e doações, incluindo novos critérios de cobrança e maior uniformização entre os estados, o que obriga famílias e empresários a se reorganizarem patrimonialmente.

“Embora muitos detalhes ainda dependam de regulamentação, já se sabe que o cenário tributário da sucessão patrimonial tende a se tornar mais rigoroso e menos flexível a partir de 2026”, avalia Jossan Batistute. Por isso, segundo o advogado, antecipar decisões enquanto se estará no período de transição tributária, que vai de 2026 a 2032, pode significar preservar patrimônio, aproveitar regras atualmente vigentes e evitar surpresas fiscais no futuro. “O planejamento feito de forma adequada permite ao titular dos bens escolher o melhor momento e a melhor forma de transmissão, respeitando seus objetivos familiares e empresariais”, observa.

Além do aspecto tributário, a organização patrimonial traz ganhos relevantes em governança, proteção de bens e continuidade dos negócios, especialmente em empresas familiares. “Estruturar tudo com calma, ainda antes da implementação efetiva das mudanças, reduz riscos e custos emocionais e financeiros. Buscar orientação jurídica especializada no começo do ano é um passo essencial para transformar esse momento de transição em uma oportunidade. Planejar agora é garantir tranquilidade para o futuro, antes que as novas regras da Reforma Tributária passem a impactar diretamente a sucessão patrimonial”, orienta o especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 26, 2025 Economia

Isenção do IR até R$5 mil: O que ninguém contou sobre a…

Dez 23, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version