Poupança mantém popularidade, mas faz brasileiro perder poder de compra em cenário de inflação elevada
Mesmo com a Selic em 15% ao ano, especialista alerta que a caderneta rende abaixo da inflação e apresenta alternativas mais seguras e rentáveis para o investidor médio
A poupança segue como o investimento mais popular do país, mas seu rendimento tem ficado atrás da inflação e de outros produtos de renda fixa. Em um cenário de juros altos e preços em alta, a educadora financeira Adriana Ricci, fundadora da SHS Investimentos, alerta que manter dinheiro na caderneta significa perda real de poder de compra e evidencia a falta de planejamento financeiro de grande parte da população.
Segundo a pesquisa “A relação dos brasileiros com o dinheiro”, da Nexus, realizada em 2025, 55% das pessoas das classes A, B e C não têm nenhum tipo de planejamento financeiro. O estudo mostra ainda que seis em cada dez brasileiros se dizem preocupados com o futuro das próprias finanças, mas continuam apostando na poupança pela familiaridade e facilidade de acesso.
Dados do Banco Central apontam que a poupança rendeu 0,67% ao mês em setembro. No mesmo período, o IPCA acumulou alta de 5,17%, enquanto a taxa Selic está em 15% ao ano. Na prática, o rendimento da poupança ficou muito abaixo do que o investidor poderia obter com alternativas de renda fixa.
Para Adriana, a preferência pela poupança reflete a cultura de investimento no Brasil. “Há uma memória coletiva de que a poupança é sinônimo de segurança, mas o contexto mudou. Hoje, quem mantém recursos lá está, na verdade, perdendo poder de compra. É um investimento com liquidez, mas sem rentabilidade real”, afirma.
Entre as alternativas igualmente seguras à poupança estão o Tesouro Selic, que acompanha a taxa básica de juros e oferece liquidez diária. Os CDBs de liquidez diária, com cobertura de até 250 mil reais por instituição pelo FGC e rendimento superior ao da caderneta. As contas digitais com rendimento automático, que aplicam o saldo em produtos de renda fixa de baixo risco sem burocracia. E os fundos simples de renda fixa, que permitem diversificação mesmo com valores menores, com gestão profissional e liquidez relativamente rápida.
A especialista, com 25 anos de atuação no mercado financeiro, explica que o perfil conservador ainda domina o comportamento financeiro do brasileiro. “O investidor médio se sente mais seguro em ver o dinheiro crescer lentamente, mas em um ambiente conhecido. A falta de informação e a aversão ao risco fazem com que muitas pessoas ignorem opções igualmente seguras e mais rentáveis, como Tesouro Selic e CDBs protegidos pelo FGC, que oferecem liquidez e segurança”, diz.
Além disso, a persistência na poupança evidencia a necessidade de educação financeira. “Mesmo com alternativas de baixo risco e maior retorno disponível, muitas pessoas priorizam conveniência em detrimento de rendimento. No longo prazo, essa escolha corrói o patrimônio e limita o crescimento financeiro do investidor”, conclui.
Sobre a especialista: Adriana Ricci é especialista em investimentos e tem 25 anos de atuação no mercado financeiro. É fundadora, gestora e head de Operações da SHS Investimentos, empresa que atua no mercado financeiro desde 2008 e possui 2 unidades, sendo a sede em São José dos Campos, SP.
Possui certificações pela Ancord como Assessora de Investimentos, pela Anbima no PQO, Programa de Qualificação Operacional da Bolsa de Valores, e CPA-20, e pela Febraban, a FBB-100. Bacharel em Administração e Financista, pós-graduada com MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela FGV.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário