Levantamento do Gringo mostra que o uso do Pix representa 73% dos pagamentos de licenciamento
Seguindo uma tendência nacional, uso do boleto perde espaço entre as formas de pagamento mais populares
A corrida para licenciar o veículo segue acelerada nos próximos meses, com prazos que variam conforme o final da placa. Motoristas devem ficar atentos para quitar o licenciamento anual dentro das datas estabelecidas em cada estado.
Em São Paulo, proprietários de veículos com placas terminadas em 7 e 8 têm até 31 de outubro de 2025 para realizar o pagamento. Em Minas Gerais, os veículos com finais 7, 8, 9 e 0 também precisam regularizar o licenciamento até 31 de outubro de 2025. Já no Paraná, o vencimento ocorre em 20 de outubro para placas com final 7 e em 31 de outubro para placas com final 8.
Além do calendário, uma tendência se consolida na forma de pagamento. Segundo levantamento do Gringo, SuperApp que facilita a vida do motorista com informações e serviços veiculares, o Pix se mantém como o meio preferido. Em julho de 2025, 73% dos pagamentos de licenciamento no app foram feitos via Pix, alta de 5,7% em relação aos 69% registrados no mesmo mês de 2024.
No mesmo comparativo anual, o boleto, que representava 5% das transações em 2024, deixou de figurar entre os principais meios.
Esse crescimento do Pix acompanha um movimento mais amplo: desde sua criação, em novembro de 2020, o sistema já movimentou mais de R$ 60 trilhões em transações, com mais de 164 milhões de usuários cadastrados, segundo dados do Banco Central.
Ainda de acordo com o Gringo, há dois comportamentos claros: motoristas que tem poucos débitos preferem pagar à vista por pix, enquanto quem deixa para resolver tudo nos vencimentos escolhem parcelar os débitos em até 12x.
"Oferecer o parcelamento é uma forma de dar fôlego financeiro e facilitar a regularização completa do veículo, incluindo IPVA, multas pendentes e o próprio licenciamento. Ser o melhor amigo do motorista é isso, é ajudar na regularização do veículo oferecendo os meios de pagamento que fazem mais sentido para cada motorista", reforça Fabio Marques, CEO do Gringo.
SOBRE O GRINGO
O Gringo foi fundado em 2019 com o propósito de simplificar a vida dos mais de 80 milhões de motoristas brasileiros e faz parte do Sem Parar desde janeiro de 2025. Por meio do SuperApp, que já conta com 20 milhões de clientes, os motoristas têm acesso a uma forma simples, segura e personalizada de monitorar e realizar serviços relacionados a seus documentos e veículos, além de contratar seguros e solicitar empréstimos. A startup atua em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rondônia.
O Gringo é o SuperApp mais baixado na categoria Auto, com nota 4,8 no Google Play e App Store; possui índice 9,8 e o selo RA1000 no Reclame AQUI; integra o programa Scale-Up Outlier da Endeavor e o Google for Startups. É o atual vencedor do Prêmio Reclame AQUI na categoria Serviços – Transporte para Condutores e a única empresa de tecnologia presente no Ranking RA.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário