Brasil,

Endividamento em SP bate recorde dos últimos dois anos, mas inadimplência no varejo apresenta queda

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caio Higor
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Foto: Reprodução/Freepik Foto: Reprodução/Freepik

Cartão de crédito lidera dívidas das famílias, no entanto, o planejamento financeiro ajuda a conter atrasos no pagamento

A FecomercioSP atualizou os números de famílias endividadas em São Paulo e revelou que a quantidade atingiu o nível mais alto dos últimos dois anos. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 73% dos paulistanos enfrentam algum tipo de dívida atualmente.

O índice é o maior desde junho de 2023, apontando um cenário preocupante para as finanças da cidade. No entanto, os dados contrastam com o nível de inadimplência, que se manteve estável na região e apresenta queda em âmbito nacional, de acordo com indicadores da plataforma Meu Crediário.

Dados mostram aumento do endividamento

O endividamento em São Paulo alcançou três milhões de domicílios, representando um salto de 50 mil lares em relação a agosto e mais de 200 mil em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre famílias com renda de até dez salários mínimos, o indicador aumentou de 75,1% para 76%. Já nas faixas acima desse valor, o endividamento passou de 60,9% para 62,9%.

O cartão de crédito continua sendo a principal fonte de dívidas, citado por cerca de 80% das famílias. Especialistas alertam que o uso excessivo do cartão pode transformar rapidamente o endividamento em inadimplência.

Fatores como inflação em serviços essenciais e o encarecimento do crédito contribuem para o aumento das dívidas. Além disso, os juros elevados comprometem o orçamento e aumentam o risco de atrasos nos pagamentos.

Inadimplência segue tendência diferente

O endividamento se torna inadimplência quando o consumidor não consegue pagar as dívidas no prazo. Isso ocorre quando os compromissos superam a renda ou há falta de planejamento, gerando atrasos, juros e restrições de crédito.

Em São Paulo, o número de famílias inadimplentes se manteve estável, em 22,7%, mesmo patamar do mês anterior. Em relação ao ano passado, houve aumento, já que 18,9% das famílias estavam inadimplentes no mesmo período.

No cenário nacional, a inadimplência apresenta queda. De acordo com o Índice de Inadimplência desenvolvido pelo Meu Crediário, que foca no varejo, o valor atingiu 8,16% em setembro, após um pico de 9,61% em maio.

O indicador considera dívidas com mais de 90 dias em aberto. A região Sudeste, onde está São Paulo, também registrou queda, mas permanece com o maior índice do país, 9,92%.

No varejo, o setor de roupas e calçados lidera a inadimplência, com 9,45% dos consumidores em atraso, seguido por óticas (7,16%) e móveis e eletrodomésticos (6,38%), mostrando que categorias de consumo imediato concentram mais atrasos.

Os homens apresentam 9,97% de inadimplência, contra 7,57% das mulheres, padrão mantido nos últimos meses. Entre os jovens de 18 a 25 anos, a taxa chega a 14,91%, enquanto a partir dos 36 anos os atrasos diminuem, chegando a 4,76% entre os maiores de 66 anos, indicando maior controle financeiro com a idade.

Em geral, apesar do aumento histórico do endividamento em São Paulo, a inadimplência permanece estável. Para especialistas, planejamento financeiro e uso consciente do crédito continuam sendo essenciais para evitar atrasos e proteger a saúde econômica das famílias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar