SEGS Portal Nacional

Economia

Paguei minha dívida, e agora? O que acontece com o score de crédito

  • Quarta, 03 Setembro 2025 18:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rowena Romagnoli
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Sair da lista de inadimplentes é só o começo: saiba por que a reconstrução da confiança leva tempo e depende de hábitos financeiros saudáveis

Hoje, cada vez mais consumidores sabem o que é o score de crédito e como ele afeta sua vida financeira. O score é uma pontuação usada pelas instituições financeiras para avaliar a capacidade de um consumidor de pagar suas dívidas, tendo uma escala de 0 a 1000, onde quanto maior for a pontuação do cliente, maior a confiança dele no mercado.

Com o avanço das ferramentas digitais, tornou-se simples acompanhar esse indicador em tempo real e até mesmo influenciá-lo diretamente ao pagar dívidas e manter os compromissos em dia. Mas a dúvida permanece: ao quitar uma dívida, o score realmente aumenta?

A resposta não é tão simples, mas pagar uma dívida é o primeiro passo para reverter a situação. Ao quitar uma pendência, o nome do consumidor fica "limpo", ou seja, ele sai da lista de inadimplentes.

Segundo Rodrigo Mandaliti, presidente do Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (IGEOC), "Após pagar a dívida, o credor tem até 5 dias úteis para a retirada da restrição, mas o impacto no score pode levar um tempo, a depender de compensações e comunicação interbancárias”.

O Registrato, plataforma do Banco Central, registra todas as pendências financeiras e as quitações. Depois que a dívida é paga, a atualização nos bancos de dados é feita pelas empresas de crédito. Enquanto isso não acontece, o score de crédito pode não mudar imediatamente, o que pode gerar frustração no consumidor.

Rodrigo explica ainda que, além do pagamento da dívida, o mercado avalia o comportamento financeiro do consumidor na totalidade. "Mais do que quitar a dívida, o consumidor precisa demonstrar um comportamento financeiro responsável, evitando novas pendências. Assim, as empresas de crédito voltam a enxergar confiança em seu perfil", afirma ele.

Então, embora o pagamento da dívida seja essencial para limpar o nome, o processo de reconstrução da confiança é gradual. O consumidor deve continuar com uma boa gestão financeira, pagar as contas em dia e evitar novos empréstimos sem necessidade. “Com o tempo, essa responsabilidade será reconhecida pelas empresas de crédito, e o score começará a subir de forma consistente, abrindo caminho para novas oportunidades de crédito”, finaliza Mandaliti.

Sobre o IGEOC

Com 18 anos de atuação, o Instituto GEOC e suas 28 associadas se diferenciam no mercado pelas soluções inovadoras, atendimento humano qualificado e pelo incessante investimento em tecnologias, na busca ininterrupta pelas melhores práticas, representando e lutando pelo segmento em diversas instâncias. As associadas do IGEOC atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, consórcio, educação, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil, com abrangência em todo território nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Jan 16, 2026 Economia

Alta da inadimplência acende alerta para o orçamento…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version