Paguei minha dívida, e agora? O que acontece com o score de crédito
Sair da lista de inadimplentes é só o começo: saiba por que a reconstrução da confiança leva tempo e depende de hábitos financeiros saudáveis
Hoje, cada vez mais consumidores sabem o que é o score de crédito e como ele afeta sua vida financeira. O score é uma pontuação usada pelas instituições financeiras para avaliar a capacidade de um consumidor de pagar suas dívidas, tendo uma escala de 0 a 1000, onde quanto maior for a pontuação do cliente, maior a confiança dele no mercado.
Com o avanço das ferramentas digitais, tornou-se simples acompanhar esse indicador em tempo real e até mesmo influenciá-lo diretamente ao pagar dívidas e manter os compromissos em dia. Mas a dúvida permanece: ao quitar uma dívida, o score realmente aumenta?
A resposta não é tão simples, mas pagar uma dívida é o primeiro passo para reverter a situação. Ao quitar uma pendência, o nome do consumidor fica "limpo", ou seja, ele sai da lista de inadimplentes.
Segundo Rodrigo Mandaliti, presidente do Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (IGEOC), "Após pagar a dívida, o credor tem até 5 dias úteis para a retirada da restrição, mas o impacto no score pode levar um tempo, a depender de compensações e comunicação interbancárias”.
O Registrato, plataforma do Banco Central, registra todas as pendências financeiras e as quitações. Depois que a dívida é paga, a atualização nos bancos de dados é feita pelas empresas de crédito. Enquanto isso não acontece, o score de crédito pode não mudar imediatamente, o que pode gerar frustração no consumidor.
Rodrigo explica ainda que, além do pagamento da dívida, o mercado avalia o comportamento financeiro do consumidor na totalidade. "Mais do que quitar a dívida, o consumidor precisa demonstrar um comportamento financeiro responsável, evitando novas pendências. Assim, as empresas de crédito voltam a enxergar confiança em seu perfil", afirma ele.
Então, embora o pagamento da dívida seja essencial para limpar o nome, o processo de reconstrução da confiança é gradual. O consumidor deve continuar com uma boa gestão financeira, pagar as contas em dia e evitar novos empréstimos sem necessidade. “Com o tempo, essa responsabilidade será reconhecida pelas empresas de crédito, e o score começará a subir de forma consistente, abrindo caminho para novas oportunidades de crédito”, finaliza Mandaliti.
Sobre o IGEOC
Com 18 anos de atuação, o Instituto GEOC e suas 28 associadas se diferenciam no mercado pelas soluções inovadoras, atendimento humano qualificado e pelo incessante investimento em tecnologias, na busca ininterrupta pelas melhores práticas, representando e lutando pelo segmento em diversas instâncias. As associadas do IGEOC atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, consórcio, educação, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil, com abrangência em todo território nacional.
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