Quem é o comprador de imóveis em 2030? Estudo revela as novas prioridades e o que muda no mercado
Com projeção de movimentar até R$ 133 bilhões até 2030, o mercado brasileiro de luxo será movido por tendências como hiperpersonalização, sustentabilidade, tecnologia e conveniência. Imóveis de alto padrão estão entre as preferências que mais crescem nesse segmento e corretores já se preparam para atender a esse novo perfil de consumidor.
O mercado de luxo no Brasil deve movimentar até R$ 133 bilhões até 2030, de acordo com um estudo da Bain & Company, consultoria estratégica internacional. Entre as nove categorias avaliadas, o segmento de imóveis se destaca como um dos que mais cresceram nos últimos anos. Segundo o levantamento, fatores como hiperpersonalização, sustentabilidade, eficiência energética e integração tecnológica ganharão ainda mais peso nas decisões de compra. A pesquisa aponta também que, até 2030, o Brasil deve alcançar 1,5 milhão de pessoas com alto poder aquisitivo, concentradas principalmente nas regiões Sudeste e Sul.
Além disso, segundo a Bain, os consumidores devem buscar processos de compra mais ágeis e atendimento humanizado. “Para se manterem bem posicionados no mercado, os corretores de imóveis precisam acompanhar de perto as mudanças no comportamento dos consumidores e se preparar para uma concorrência cada vez mais acirrada, com novos perfis de profissionais e plataformas digitais. No IBREP, trabalhamos constantemente para que nossos alunos desenvolvam, além do domínio técnico, habilidades como atendimento humanizado e visão estratégica de mercado. Temos disciplinas específicas sobre comportamento do consumidor, humanização no atendimento e uso de ferramentas digitais. Além disso, é fundamental que o corretor esteja sempre atualizado sobre aspectos econômicos, como as variações da Selic e mudanças no mercado”, afirma Diogo Martins, especialista em mercado imobiliário e CEO do IBREP, que há quase duas décadas atua na formação de corretores no Brasil.
“Quando falamos do mercado de luxo, o corretor precisa ir muito além da intermediação tradicional. Muitos profissionais já se destacam ao proporcionar experiências diferenciadas, como passeios de helicóptero, de iates ou até viagens internacionais, sempre com o objetivo de encantar e fidelizar um público extremamente exigente, que valoriza cada detalhe. No IBREP, inclusive, temos uma disciplina voltada exclusivamente ao mercado de alto padrão, justamente para preparar o corretor para atuar nesse segmento com excelência e sofisticação”, completa.
Confira as cinco exigências do consumidor de luxo no Brasil nos próximos anos, conforme a Bain:
- Hiperpersonalização: os consumidores buscam propostas altamente personalizadas, que atendam às suas preferências específicas e micro nichos, como, por exemplo, oferecer vantagens exclusivas para clientes fiéis e benefícios.
- Produtos com valor social e ambiental: valorização de produtos que tragam diferenciais como origem, exclusividade e inovação, com foco em impacto social e ambiental positivo.
- Acesso em qualquer lugar: conveniência é essencial, com experiências de compra integradas e acessíveis em todos os canais de forma prática, fluída e segura.
- Agilidade e praticidade: serviços rápidos, com múltiplos pontos de atendimento e informações claras e rastreáveis. Os consumidores querem total transparência e fácil acesso a detalhes relevantes para tomar decisões de compra mais assertivas.
- Atendimento humanizado: mesmo com o avanço da automação, o público valoriza relações empáticas, calorosas e personalizadas.
Sobre o IBREP
Fundado em 2006, o Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP) é referência nacional na formação de corretores de imóveis. Com mais de 40 polos espalhados pelo Brasil, o instituto já capacitou milhares de profissionais para atuar no mercado imobiliário, sempre priorizando a qualificação e o desenvolvimento contínuo.
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