Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba na prática como fica o investimento de mil reais no Tesouro Direto após MP do aumento de impostos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Erika Ricci
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Impostos - Freepik Impostos - Freepik

Elevação na cobrança sobre investimentos afeta, principalmente, quem investe no longo prazo

O Governo Federal publicou uma Medida Provisória (MP) que aumenta a tributação sobre os investimentos de Renda Fixa, incluindo aplicações populares como o Tesouro Direto. A mudança impacta diretamente a rentabilidade líquida dos investidores, todos, pequenos e grandes.

Adriana Ricci, fundadora e gestora da SHS Investimentos, que tem mais de 25 anos de expertise no mercado financeiro, explica que antes da MP, o Tesouro Direto, assim como outros produtos, como CDBs e debêntures, tinha uma tabela regressiva de tributação, que começava em 22,5% e caía até 15% se o dinheiro ficasse aplicado por mais de dois anos. Caso a MP entre em vigor - lembrando que o texto ainda precisa ser aprovado pelo Congresso e as novas regras só valem em 2026 - ao invés da tabela regressiva, um imposto fixo de 17,5% incide sobre os rendimentos, independente se o dinheiro ficou aplicado uma semana ou uma década.

“A principal mudança é que a alteração acaba impactando quem investe no longo prazo. Então, quem podia segurar um pouco mais para pagar menos imposto, com a MP, não tem mais esse benefício, independente do tempo, o imposto de 17,5% sobre o rendimento é padrão. Vale frisar que esse valor não é sobre todo o dinheiro aplicado e sim sobre o que rendeu”, explica Ricci.

Mil reais no Tesouro Direto

A especialista mostra na prática como fica, por exemplo, para quem investiu mil reais no Tesouro Direto. “Antes da MP uma pessoa com mil reais aplicados no Tesouro Direto por até seis meses, supondo que o rendimento fosse 68 reais, ela pagava uma alíquota de IR de 22,5% sobre esse lucro obtido, o que dava 15,30, restando 52,70. Agora, com a nova regra, essa tributação cai para 17,5%, ou seja, a pessoa vai pagar sobre os 68 reais, 11,90 e vai ficar com 56 reais”.

Neste caso, ainda de acordo com Ricci, para este período aplicado, o investidor sai em vantagem, o problema é quando o prazo vai se estendendo. Quem deixava o dinheiro aplicado por 2 anos, no valor de mil reais, por exemplo, se o rendimento fosse 300 reais, antes pagava 45 reais, enquanto agora, vai passar a pagar 52,50.

Adriana Ricci, que também é Financista e atua como assessora de investimentos, reforça que a mudança exige atenção redobrada dos investidores: "Importante esclarecer que mesmo que a MP seja aprovada e entre em vigor, isso vai valer para as aplicações realizadas a partir de janeiro de 2026, logo, tudo o que for feito antes desse prazo, permanece a regra atual, então para o investidor de longo prazo, a sugestão é rever seus investimentos e fazer as alocações, se for o caso, o quanto antes porque dessa forma, é possível manter a tributação atual”, explica.

A especialista sugere também que, sempre que possível, os investidores contem com a ajuda profissional de um assessor de investimentos. “O assessor consegue ter mais clareza e analisar o impacto específico das mudanças tributárias para cada perfil de investidor, auxiliando na escolha de produtos alternativos que possam reduzir ou contornar essas novas cobranças, de acordo com objetivo e a realidade financeira de cada um”, finaliza.

Sobre a especialista: Adriana Ricci é especialista em investimentos e tem 25 anos de atuação no mercado financeiro. É fundadora, gestora e head de Operações da SHS Investimentos, empresa que atua no mercado financeiro desde 2008 e possui 2 unidades, sendo a sede em São José dos Campos, SP.

Possui certificações pela Ancord como Assessora de Investimentos, pela Anbima no PQO, Programa de Qualificação Operacional da Bolsa de Valores, e CPA-20, e pela Febraban, a FBB-100. Bacharel em Administração e Financista, pós-graduada com MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela FGV.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar