SEGS Portal Nacional

Economia

6 dicas práticas para gastar menos com a conta de luz

  • Segunda, 16 Junho 2025 18:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Yuri Coghe
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Aproveite as políticas de tarifas de energia por hora em muitas regiões do Brasil é uma dica para economizar na conta de luz - Divulgação/EcoFlow

Especialistas da EcoFlow, líder em soluções de energia amigáveis para o meio ambiente, ajudam a controlar despesas e adotar práticas sustentáveis

Economizar energia virou regra em muitas casas brasileiras, principalmente com a oscilação dos preços da conta de luz. Neste mês de junho, por exemplo, vigora a bandeira vermelha, em que há um aumento de R$ 1,885 para R$ 4,463 para cada 100 kWh consumidos. Pensando nisso, especialistas da EcoFlow, líder em soluções de energia amigáveis para o meio ambiente, prepararam seis dicas práticas e sustentáveis para reduzir a conta de luz.

1. Atualize para equipamentos eficientes

Substitua eletrodomésticos de alto consumo, como geladeiras, aquecedores de água e ares-condicionados, por modelos certificados pelo Inmetro com o selo Procel, para alcançar uma economia real na conta e no bolso. “Isso pode reduzir significativamente o consumo de energia e os gastos com eletricidade ao longo da vida útil do equipamento”, diz Francis Chan, gerente de produto da EcoFlow.

2. Otimize o uso em horários de tarifa reduzida

Aproveite as políticas de tarifas de energia por hora em muitas regiões do Brasil. Programe o uso de máquinas de lavar, lava-louças ou bombas de piscina para os horários de menor demanda (como após as 22h). Se necessário, entre em contato com sua distribuidora local (como Celesc, Enel ou Light) para conhecer as tarifas horárias específicas.

3. Vedação e isolamento térmico

Janelas, frestas de portas e vazamentos em tubulações podem aumentar a carga do ar-condicionado de 10% a 20%. “Recomenda-se instalar fitas de vedação, usar selante à prova d'água para preencher as frestas e aplicar isolamento térmico no sótão para reduzir o consumo de energia de resfriamento e aumentar o conforto em casa”, diz Chan. Uma auditoria de eficiência energética profissional também pode ajudar a identificar os maiores pontos de consumo, principalmente para estabelecimentos comerciais.

4. Adote soluções de carregamento renovável

O Brasil é rico em recursos solares. Logo, é uma boa ideia combinar painéis solares com geradores para fornecer eletricidade a diversos aparelhos domésticos Um exemplo é o DELTA 3, versão atualizada da estação de energia média da EcoFLow, lançado no Brasil oficialmente em maio e que pode ser carregada a partir de painéis solares.

Com esse tipo de carregamento, é possível chegar à carga de 500W em duas horas, reservando bastante carga para atividades do dia a dia sem a necessidade de aumentar os gastos na conta de luz. A estação tem 13 conexões, sendo 6 tomadas comuns, já adaptadas ao padrão brasileiro, 4 entradas USB e 1 plug para tomada 12V de carros. Suas dimensões e peso são um pouco maiores que os de uma bagagem de mão.

“O dispositivo ajudará os brasileiros a se adaptarem a situações imprevistas para garantir não só o funcionamento dos eletrodomésticos indispensáveis, mas também a capacidade de trabalhar de casa sem interrupções”, diz Chan. Em sua carga máxima, a DELTA 3 pode manter uma geladeira ligada por 14h e uma televisão, por 8h. A EcoFlow também é referência no seguimento de painéis solares, que são compatíveis com o DELTA 3.

5. Elimine o consumo de energia em standby

TVs, videogames e carregadores continuam consumindo energia mesmo quando desligados. Recomenda-se desconectá-los da tomada quando não estiverem em uso ou usar réguas de energia inteligentes com timer para desligamento automático. “Essas pequenas ações podem reduzir o consumo de eletricidade doméstica em 5% a 10%, resultando em economias consideráveis a longo prazo,” adicionou Chan.

6. Otimize o sistema de iluminação

Atualizar toda a iluminação da casa para lâmpadas LED pode cortar o consumo de eletricidade em até 80%. Para áreas de baixo tráfego, como corredores e banheiros, combine com dimmers, temporizadores ou sensores de movimento Além disso, aproveitar a luz natural por meio de claraboias ou tubos de luz pode diminuir ainda mais a necessidade de iluminação artificial.

Sobre a EcoFlow

A EcoFlow é uma empresa líder em soluções de energia amigáveis para o meio ambiente, comprometida com a visão de alimentar um novo mundo. Desde a sua fundação em 2017, a EcoFlow tem a filosofia FIRST –flexível, inovadora, confiável, simples e completa– para criar as suas soluções de energia para indivíduos e famílias em casa, ao ar livre e em espaços móveis. Hoje, com sedes operacionais nos EUA, na Alemanha e no Japão, a EcoFlow fornece soluções de energia para 5 milhões de usuários em mais de 140 mercados de todo o mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Jan 16, 2026 Economia

Alta da inadimplência acende alerta para o orçamento…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version