SEGS Portal Nacional

Economia

Doação via IR: saiba como apoiar projetos sociais por meio do Imposto de Renda

  • Quinta, 22 Mai 2025 18:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Nato
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Freepik - Divulgação

Contribuintes que optam pelo modelo completo de declaração podem destinar até 3% do IR para iniciativas sociais, como a Afesu

O período de declaração do Imposto de Renda pode ser uma oportunidade de exercer a solidariedade e apoiar causas sociais. A legislação brasileira permite que pessoas físicas, que optam pelo modelo completo de declaração, destinem até 3% do imposto devido a projetos sociais ligados aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, sem custo adicional para o contribuinte.

Essa alternativa pode fazer toda diferença para organizações como a Afesu (Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários), que oferece educação e qualificação profissional 100% gratuitas para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, a instituição possui três unidades: Morro Velho (Jardim Taboão), Veleiros (Vila Missionária/SP) e Moinho (Cotia/SP). Durante os 62 anos de atuação, já impactou mais de 60 mil pessoas, incluindo familiares, voluntários e comunidades.

Anualmente, cerca de mil meninas e mulheres são beneficiadas diretamente pelos programas da Afesu, que incluem apoio escolar, cursos profissionalizantes e técnicos, com foco na inserção no mercado de trabalho, no fortalecimento da autoestima e na formação de lideranças femininas.

“Esse recurso, que pode ser doado via Imposto de Renda, é essencial para garantir a continuidade e a ampliação dos nossos projetos. Cada contribuição permite que mais meninas e mulheres tenham acesso à educação e a oportunidades reais no mercado de trabalho”, afirma Sonia de Almeida, diretora executiva da organização.

Como fazer a doação via declaração de IR para a Afesu

Para realizar a doação diretamente na declaração, o contribuinte deve optar pelo modelo completo de tributação e preencher a declaração normalmente no programa da Receita Federal.

No campo “Fichas da Declaração”, basta clicar em “Doações Diretamente na Declaração” e selecionar “Criança e Adolescente”. Ao clicar em “Novo”, selecione a opção “Municipal” em “Tipo de Fundo”, coloque a UF como SP – São Paulo e, no município, escolha a opção Cotia – 13.540.277/0001-59.

Com isso, é possível destinar até 3% do IR para o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fucondi). Após o pagamento, é necessário enviar uma cópia da DARF (comprovante de pagamento) e os dados do doador para o e-mail . Dessa forma, a Afesu consegue solicitar o direcionamento da doação para os projetos da organização.

Neste ano, a Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física, um aumento de quase 7% em relação ao ano passado, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações. O prazo para entrega da declaração termina no dia 30 de maio.

Sobre a Afesu

Fundada em 1963, a Afesu (Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários) é uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão social de meninas e mulheres por meio da educação. Com cursos 100% gratuitos, voltados para alunas de 7 a 25 anos, a instituição oferece formação integral, apoio escolar, qualificação profissional e desenvolvimento socioemocional. Com unidades em regiões vulneráveis nas cidades de São Paulo — Jardim Taboão, Vila Missionária e Cotia —, a instituição já atendeu mais de 15 mil alunas, impactando direta e indiretamente cerca de 60 mil pessoas.

A Afesu mantém uma sólida rede de parcerias com mais de 50 empresas e instituições que colaboram para a formação humana e a iniciação profissional das beneficiárias. A lista completa de parceiros pode ser consultada no site da organização. A Afesu também já recebeu diversos reconhecimentos por seu impacto social e por sua contribuição à educação de qualidade e equitativa no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Jan 16, 2026 Economia

Alta da inadimplência acende alerta para o orçamento…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version