Para não errar, consumidor da classe DE paga mais caro: novo perfil de comprador da baixa renda reposiciona marcas
Estudo Branding Brasil Segmentos, da Valometry, plataforma de gestão contínua de branding da agência anacouto, revela novos hábitos do consumidor brasileiro
Classe DE está disposta a pagar mais caro do que a C, já que possui orçamento mais limitado e precisa acertar na hora da compra
Food delivery se consolida, sendo utilizado por 70% dos brasileiros
Em meio aos desafios econômicos e à alta no custo dos alimentos, um dado chama a atenção: consumidores das classes DE estão mais dispostos a pagar mais caro por marcas conhecidas do que os da classe C. A conclusão vem do estudo Branding Brasil Segmentos – Alimentos e Bebidas, realizado pela Valometry, plataforma de gestão contínua de branding da agência anacouto. A pesquisa quantitativa foi realizada em duas etapas com 2.853 respondentes, considerando sexo, faixa etária, classe social e estado de residência.
Segundo o levantamento, para 63% dos consumidores da classe DE, o preço é fator central na decisão de compra por alimentos. Mas surpreendentemente, 50% também apontam a marca como fator determinante – uma porcentagem maior que a da classe C (49%). Para 71% dos consumidores da classe C, o preço é o fator mais importante na hora da compra. “Os consumidores da classe DE lidam com orçamentos mais limitados e não podem correr o risco de errar. Por isso, escolher uma marca confiável é uma forma de evitar prejuízos”, explica Marcelo Mattar, diretor de negócios e dados da Valometry.
Para 62% dos consumidores da classe AB, o preço é o fator de decisão na hora da compra. No entanto, esses consumidores também consideram a escolha da marca, com 58% dos entrevistados destacando esse ponto. “O comportamento está relacionado ao maior poder aquisitivo, que permite escolher produtos associados a status e qualidade", afirma Mattar.
Segundo o executivo, atualmente existe uma preocupação maior com o bem-estar, que se reflete nas escolhas de produtos e marcas. “As pessoas estão mais atentas ao que consomem, buscando opções que dialoguem com seus valores e estilo de vida. Esse movimento pode fortalecer a percepção e a conexão dos consumidores, contribuindo positivamente para a imagem da marca."
Quando vai comprar algo e se depara com uma grande variedade de alimentos similares, o que te ajuda a decidir qual comprar? (resposta múltipla)
Outro dado relevante é o impacto do e-commerce nas compras do setor. Apesar da praticidade e da possibilidade de comparação entre marcas, a aquisição de grandes volumes de alimentos ainda é um desafio para os consumidores no ambiente online. Produtos como carnes, aves e peixe são comprados em lojas físicas por 89% deles, assim como frutas, legumes e verduras, adquiridos da mesma forma por 87%.
Além disso, 70% dos brasileiros utilizam serviços de food delivery, um mercado que tem crescido com a digitalização acelerada dos restaurantes e a expansão das dark kitchens, estabelecimentos de preparo de comida focados na entrega, sem atendimento presencial. “O food delivery associado à eficiência das dark kitchens, torna a operação mais eficiente e acessível. Esse movimento vem transformando os hábitos de consumo e ampliando as opções disponíveis para os clientes”, comenta Mattar.
O estudo mostra que 76% dos brasileiros relacionam as marcas de alimentos ao desenvolvimento econômico do país. Além disso, 71% acredita que as marcas também desempenham um papel no progresso social. “Fortalecer a conexão entre a marca e a identidade do Brasil aumenta a percepção de valor dos produtos no mercado", sugere Mattar.
Levando em conta as marcas de alimentos em geral, o quanto concorda com cada uma das frases abaixo? (resposta múltipla)
A decisão de compras de bebidas
No setor de bebidas, a pesquisa indica que as marcas precisam fortalecer sua imagem. Cerca de 67% dos brasileiros acreditam que as marcas de bebidas impulsionam o desenvolvimento econômico, ante 76% das marcas de alimentos. Cerca de 57% dos brasileiros concordam que elas contribuem positivamente para o estado em que vivem - em alimentos esse número é de 70%.
Levando em conta as marcas de bebidas em geral, o quanto concorda com cada um das frases abaixo? (resposta múltipla)
Na classe DE, o preço é importante para 56% e a marca relevante para 52%. "Novamente vemos a classe DE disposta a pagar mais para ter um produto de melhor qualidade, já que, com a renda limitada, ela não pode fazer uma nova compra para substituir uma decisão equivocada.” Entre os consumidores da classe C, o preço se destaca como o principal critério, sendo determinante para 70% deles, enquanto a marca da bebida também exerce influência para 56% dos entrevistados. Os consumidores das classes AB, por sua vez, consideram tanto o preço quanto a marca das bebidas igualmente importantes, com 60% dos entrevistados mencionando esses fatores.
Quando vai comprar algo e se depara com uma grande variedade de bebidas similares, o que te ajuda a decidir qual comprar? (resposta múltipla)
Em termos de preferência de canal de compra, o varejo físico ainda é predominante, especialmente para bebidas do dia a dia, como café (84%), refrigerantes (84%) e água (87%), devido à conveniência e ao acesso imediato. Bebidas alcoólicas, isotônicos e energéticos tiveram um crescimento nas vendas online, com aumentos de 76%, 77% e 80%, respectivamente.
Para Marcelo Mattar os resultados da pesquisa mostram como as marcas precisam se adaptar ao novo perfil do consumidor brasileiro. “O comportamento de consumo está cada vez mais dinâmico, e as marcas que conseguirem entender essas transformações e se conectar de forma estratégica com o público sairão na frente. O estudo mostra como a construção de branding não é apenas um diferencial, mas um fator crítico para a relevância e perenidade das empresas no setor de alimentos e bebidas”, comenta o executivo.
Sobre o Valometry: O Valometry é uma ferramenta inovadora de gestão contínua de branding, idealizada por Ana Couto, precursora do branding no Brasil. A ferramenta auxilia empresas a priorizar e implementar ações que impactam diretamente seus resultados, permitindo que marcas de diversos setores avaliem e otimizem seus investimentos de forma estratégica. Com uma metodologia proprietária baseada em dados e insights acionáveis, o Valometry e sua série de estudos fornecem insights valiosos sobre o valor do branding nos principais setores econômicos do país, apoiando empresas e profissionais de branding, marketing e comunicação a entender melhor o comportamento de compra dos consumidores, identificar oportunidades em seus mercados e fortalecer a jornada de preferência por suas marcas.
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