SEGS Portal Nacional

Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um mercado de crédito mais técnico

  • Quarta, 04 Fevereiro 2026 18:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lourenço Marchesan
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Com avanços na digitalização e regras mais claras, FGTS segue como um dos principais caminhos para transformar o aluguel em patrimônio, desde que o comprador esteja bem preparado

O uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) continua sendo uma das principais alternativas para brasileiros que buscam adquirir o primeiro imóvel. Em um cenário de maior digitalização dos processos bancários e análises de crédito cada vez mais técnicas, o recurso ganha relevância não apenas como complemento financeiro, mas como parte estratégica do planejamento para a compra da casa própria.

Formado por depósitos mensais feitos pelo empregador, o FGTS funciona, para muitos trabalhadores, como a principal reserva disponível para viabilizar a entrada de um financiamento imobiliário. Além disso, o saldo pode ser utilizado para reduzir o valor financiado ou amortizar parcelas ao longo do contrato, o que contribui para diminuir o custo total do imóvel.

A relação entre crédito imobiliário, uso do FGTS e acesso ao primeiro imóvel é acompanhada de perto pela Casin Conquista, empresa dedicada a investimentos em projetos estruturados de moradia financeiramente acessível. Para o diretor da Casin Conquista, Alexandre Medeiros, o FGTS cumpre um papel relevante no acesso à moradia. “Para grande parte da população, o Fundo é o primeiro instrumento concreto de entrada no mercado imobiliário. Quando bem utilizado, ele reduz o endividamento e torna o financiamento mais saudável no longo prazo”, avalia.

Apesar do potencial, a utilização do FGTS segue critérios específicos. Para acessar o recurso, é necessário ter tempo mínimo de vínculo com o fundo, não possuir outro imóvel residencial no mesmo município e destinar o bem à moradia própria. Além disso, o imóvel precisa se enquadrar nos limites de valor definidos pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Para trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais (MEIs), o uso do fundo é permitido quando há saldo oriundo de vínculos formais anteriores, mas a comprovação de renda e a regularidade do histórico financeiro têm peso ainda maior na avaliação das instituições bancárias.

Segundo Alexandre, a preparação financeira prévia faz diferença. “O mercado de crédito está mais criterioso. Antecipar a organização das finanças, manter regularidade bancária e entender as regras do FGTS são passos que aumentam significativamente as chances de aprovação”, explica.

Nesse contexto, empresas como a Casin Conquista acompanham de perto a relação entre crédito, financiamento e acesso à moradia, reforçando a importância de modelos estruturados e sustentáveis para ampliar o número de brasileiros com acesso ao primeiro imóvel.

Em um ambiente de crédito mais técnico e competitivo, o FGTS permanece como um aliado relevante para quem busca sair do aluguel. Informação, planejamento e preparo documental seguem sendo fatores determinantes para transformar o recurso acumulado ao longo dos anos na conquista da casa própria.

Sobre a Casin Conquista

A Casin Conquista é uma empresa dedicada a investimentos em projetos estruturados de moradia financeiramente acessível. Atua como investidora em Sociedades de Propósito Específico (SPEs), priorizando a solidez dos parceiros, a eficiência dos modelos de governança e o controle de riscos. A empresa busca contribuir para o desenvolvimento urbano por meio de iniciativas com viabilidade técnica, escala e impacto positivo nas cidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Jan 16, 2026 Economia

Alta da inadimplência acende alerta para o orçamento…

Jan 15, 2026 Economia

Crédito imobiliário como estratégia

Jan 13, 2026 Economia

Acesso do brasileiro ao mercado de crédito imobiliário…

Jan 12, 2026 Economia

Quais indústrias vão impulsionar a economia brasileira…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version