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Para não errar, consumidor da classe DE paga mais caro: novo perfil de comprador da baixa renda reposiciona marcas

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Estudo Branding Brasil Segmentos, da Valometry, plataforma de gestão contínua de branding da agência anacouto, revela novos hábitos do consumidor brasileiro

Classe DE está disposta a pagar mais caro do que a C, já que possui orçamento mais limitado e precisa acertar na hora da compra

Food delivery se consolida, sendo utilizado por 70% dos brasileiros

Em meio aos desafios econômicos e à alta no custo dos alimentos, um dado chama a atenção: consumidores das classes DE estão mais dispostos a pagar mais caro por marcas conhecidas do que os da classe C. A conclusão vem do estudo Branding Brasil Segmentos – Alimentos e Bebidas, realizado pela Valometry, plataforma de gestão contínua de branding da agência anacouto. A pesquisa quantitativa foi realizada em duas etapas com 2.853 respondentes, considerando sexo, faixa etária, classe social e estado de residência.

Segundo o levantamento, para 63% dos consumidores da classe DE, o preço é fator central na decisão de compra por alimentos. Mas surpreendentemente, 50% também apontam a marca como fator determinante – uma porcentagem maior que a da classe C (49%). Para 71% dos consumidores da classe C, o preço é o fator mais importante na hora da compra. “Os consumidores da classe DE lidam com orçamentos mais limitados e não podem correr o risco de errar. Por isso, escolher uma marca confiável é uma forma de evitar prejuízos”, explica Marcelo Mattar, diretor de negócios e dados da Valometry.

Para 62% dos consumidores da classe AB, o preço é o fator de decisão na hora da compra. No entanto, esses consumidores também consideram a escolha da marca, com 58% dos entrevistados destacando esse ponto. “O comportamento está relacionado ao maior poder aquisitivo, que permite escolher produtos associados a status e qualidade", afirma Mattar.

Segundo o executivo, atualmente existe uma preocupação maior com o bem-estar, que se reflete nas escolhas de produtos e marcas. “As pessoas estão mais atentas ao que consomem, buscando opções que dialoguem com seus valores e estilo de vida. Esse movimento pode fortalecer a percepção e a conexão dos consumidores, contribuindo positivamente para a imagem da marca."

Quando vai comprar algo e se depara com uma grande variedade de alimentos similares, o que te ajuda a decidir qual comprar? (resposta múltipla)

Outro dado relevante é o impacto do e-commerce nas compras do setor. Apesar da praticidade e da possibilidade de comparação entre marcas, a aquisição de grandes volumes de alimentos ainda é um desafio para os consumidores no ambiente online. Produtos como carnes, aves e peixe são comprados em lojas físicas por 89% deles, assim como frutas, legumes e verduras, adquiridos da mesma forma por 87%.

Além disso, 70% dos brasileiros utilizam serviços de food delivery, um mercado que tem crescido com a digitalização acelerada dos restaurantes e a expansão das dark kitchens, estabelecimentos de preparo de comida focados na entrega, sem atendimento presencial. “O food delivery associado à eficiência das dark kitchens, torna a operação mais eficiente e acessível. Esse movimento vem transformando os hábitos de consumo e ampliando as opções disponíveis para os clientes”, comenta Mattar.

O estudo mostra que 76% dos brasileiros relacionam as marcas de alimentos ao desenvolvimento econômico do país. Além disso, 71% acredita que as marcas também desempenham um papel no progresso social. “Fortalecer a conexão entre a marca e a identidade do Brasil aumenta a percepção de valor dos produtos no mercado", sugere Mattar.

Levando em conta as marcas de alimentos em geral, o quanto concorda com cada uma das frases abaixo? (resposta múltipla)

A decisão de compras de bebidas

No setor de bebidas, a pesquisa indica que as marcas precisam fortalecer sua imagem. Cerca de 67% dos brasileiros acreditam que as marcas de bebidas impulsionam o desenvolvimento econômico, ante 76% das marcas de alimentos. Cerca de 57% dos brasileiros concordam que elas contribuem positivamente para o estado em que vivem - em alimentos esse número é de 70%.

Levando em conta as marcas de bebidas em geral, o quanto concorda com cada um das frases abaixo? (resposta múltipla)

Na classe DE, o preço é importante para 56% e a marca relevante para 52%. "Novamente vemos a classe DE disposta a pagar mais para ter um produto de melhor qualidade, já que, com a renda limitada, ela não pode fazer uma nova compra para substituir uma decisão equivocada.” Entre os consumidores da classe C, o preço se destaca como o principal critério, sendo determinante para 70% deles, enquanto a marca da bebida também exerce influência para 56% dos entrevistados. Os consumidores das classes AB, por sua vez, consideram tanto o preço quanto a marca das bebidas igualmente importantes, com 60% dos entrevistados mencionando esses fatores.

Quando vai comprar algo e se depara com uma grande variedade de bebidas similares, o que te ajuda a decidir qual comprar? (resposta múltipla)

Em termos de preferência de canal de compra, o varejo físico ainda é predominante, especialmente para bebidas do dia a dia, como café (84%), refrigerantes (84%) e água (87%), devido à conveniência e ao acesso imediato. Bebidas alcoólicas, isotônicos e energéticos tiveram um crescimento nas vendas online, com aumentos de 76%, 77% e 80%, respectivamente.

Para Marcelo Mattar os resultados da pesquisa mostram como as marcas precisam se adaptar ao novo perfil do consumidor brasileiro. “O comportamento de consumo está cada vez mais dinâmico, e as marcas que conseguirem entender essas transformações e se conectar de forma estratégica com o público sairão na frente. O estudo mostra como a construção de branding não é apenas um diferencial, mas um fator crítico para a relevância e perenidade das empresas no setor de alimentos e bebidas”, comenta o executivo.

Sobre o Valometry: O Valometry é uma ferramenta inovadora de gestão contínua de branding, idealizada por Ana Couto, precursora do branding no Brasil. A ferramenta auxilia empresas a priorizar e implementar ações que impactam diretamente seus resultados, permitindo que marcas de diversos setores avaliem e otimizem seus investimentos de forma estratégica. Com uma metodologia proprietária baseada em dados e insights acionáveis, o Valometry e sua série de estudos fornecem insights valiosos sobre o valor do branding nos principais setores econômicos do país, apoiando empresas e profissionais de branding, marketing e comunicação a entender melhor o comportamento de compra dos consumidores, identificar oportunidades em seus mercados e fortalecer a jornada de preferência por suas marcas.


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