Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mais vendas, mais golpes: como comerciantes e consumidores podem se proteger no Dia das Mães

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gess Alencar
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Mais vendas, mais golpes: como comerciantes e consumidores podem se proteger no Dia das Mães - Divulgação Mais vendas, mais golpes: como comerciantes e consumidores podem se proteger no Dia das Mães - Divulgação

Golpistas aproveitam aumento de demanda em um dos períodos de maior movimento no varejo; especialista dá dicas de segurança para e-commerces e usuários

Segundo o Relatório de Identidade e Fraude, da Serasa Experian, 51% dos brasileiros sofreram tentativas de golpes em 2024. Por si só, esse já é um número aterrador, mas, para quem compra e vende online, a situação pode ser ainda mais complicada. A pesquisa mais recente da Axur sobre cibercrimes aponta um aumento de 26 vezes na exposição de cartões de débito e crédito, além de 13x mais credenciais vazadas no ano passado, em comparação a 2023.

É comum que as datas sazonais com maior movimentação do comércio, como o Dia das Mães, causem picos de fraudes, o que exige atenção redobrada tanto dos consumidores quanto dos varejistas. Adilson Neves, Diretor Comercial da fintech de soluções de pagamentos digitais Paytime, lembra que as lojas é que arcam com os golpes: “Ao trabalhar com vendas online, é preciso garantir a segurança dos dados do cliente. Se um criminoso faz uma compra usando esses dados, a responsabilidade pode recair sobre a loja, especialmente em casos de chargeback, quando o verdadeiro titular do cartão contesta a compra e o valor é estornado, gerando prejuízo direto ao lojista”.

Assim, Adilson destaca algumas recomendações importantes para quem atua com e-commerce. A primeira é trabalhar com sistemas de pagamento robustos e confiáveis, com serviços de segurança atualizados, e com empresas que oferecem sistemas de prevenção a fraude, ou dupla autenticação como o 3DS. Isso diminui muito o risco de não ser realmente o portador do cartão efetuando a compra. Além do mais, um bom sistema de prevenção a fraudes pode identificar a possibilidade do cartão ser clonado, analisar padrões de comportamento e evitar um golpe ao lojista e ao consumidor.

“Os Antifraudes avaliam uma série de parâmetros. Por exemplo, pode ser que um site realize consistentemente vendas por um valor médio de R$ 50 e alguém tente fazer uma compra de mil. O sistema entende que o pedido possui um comportamento suspeito, com base em uma análise de risco em tempo real que considera histórico de compras, localização, horário e outros fatores comportamentais”, explica o diretor.

Outra opção cada vez mais popular e segura para vendas online é o uso do link de pagamento, especialmente para quem realiza transações por meio de redes sociais como o Instagram ou WhatsApp.

E para os clientes, como se proteger? “Há várias precauções a serem tomadas durante as compras, principalmente com o alto fluxo de promoções e informações no Dia das Mães. É preciso conferir com atenção qual o site, de onde vieram os links, e se o histórico da loja é confiável”, recomenda Adilson. Ele indica o uso da página siteconfiavel.com.br para fazer esse tipo de verificação.

Também é fundamental ficar de olho em tentativas de phishing, um tipo de golpe no qual os criminosos tentam enganar e convencer consumidores a revelarem seus dados sensíveis. Segundo relatório da Kaspersky, em 2024 foram registradas mais de 893 milhões de tentativas de phishing no mundo — um aumento de 26% em relação ao ano anterior. O Brasil continua entre os países com maior volume de ataques, especialmente em datas sazonais como o Dia das Mães, quando o volume de transações online dispara. E, de acordo com o relatório da Axur, essa é a modalidade de fraude mais comum no e-commerce: só em 2024, o volume de páginas de phishing dobrou, chegando a 72.455. Os ataques podem ser simples ou sofisticados, com uso de mensagens SMS, por WhatsApp, ou mesmo publicidade online que leva o público a acreditar na veracidade dos produtos.

“É fundamental que os consumidores redobrem a atenção com links recebidos por SMS, e-mail ou WhatsApp, pois os golpistas se aproveitam da pressa e do volume de ofertas para enganar as pessoas”, alerta Adilson. “É importante conferir a autenticidade dos sites, procurar selos de segurança, e evitar clicar em links desconhecidos, mesmo que pareçam ser de lojas confiáveis. Por fim, considere utilizar mais o cartão de crédito, ao invés de Pix e débito, já que, no primeiro caso, há a possibilidade maior de abrir uma contestação caso o consumidor identifique uma suspeita. Além disso, o cartão de crédito costuma oferecer programas de proteção ao comprador e intermediação bancária, o que facilita a recuperação do valor em caso de fraude”, conclui o profissional.

Sobre a Paytime

A Paytime é uma Fintech As A Service, que tem como objetivo democratizar o mercado de pagamentos e serviços bancários no Brasil. Fundada em 2018, está presente em todos os estados do país e possui mais de 150 mil clientes cadastrados, além de transacionar cerca de R$ 10 bilhões por ano. É a primeira fintech brasileira White Label e no-code por assinatura e oferece toda a estrutura tecnológica e regulatória necessária para a operação com maquininhas de cartões, contas digitais e outras soluções financeiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar