SEGS Portal Nacional

Economia

Oferta de aluguel em Goiânia deve crescer até 7% em 2025, aponta especialista

  • Quinta, 09 Janeiro 2025 18:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Oferta de aluguel em Goiânia deve crescer até 7% em 2025

Crédito: Freepik

Henry Corrêa, gestor de Tecnologia e Inovação do Grupo URBS, prevê crescimento de imóveis para locação, tanto residencial quanto comercial no próximo ano. Bairros tradicionais ainda despontam como os preferidos para investir ou morar

O mercado imobiliário está otimista com o setor de aluguéis em 2025, após o resultado do Censo 2022, divulgado em dezembro, que mostrou que um em cada cinco brasileiros mora de aluguel no Brasil, o que dá 21% do total. O número vem subindo a cada década, aponta a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, a taxa era de 16%, e em 2000, de 12%.

“Essa tendência reflete a busca por flexibilidade e opções de moradia acessíveis, especialmente entre as gerações mais jovens que buscam independência”, aponta o gestor de Tecnologia e Inovação do Grupo URBS, Henry Jennings Corrêa, explicando as possíveis causas do aumento. Ainda segundo o especialista, com a forte crescente de lançamentos e a reforma tributária, o aumento esperado nas locações residenciais deve girar em 5,5% e nas locações comerciais podem ultrapassar 7% em 2025.

De acordo com o Censo realizado em 2022, dos 72 milhões de domicílios ocupados para moradia, 51,6 milhões (71%) são próprios. Outros 16 milhões (22%) são alugados. A faixa etária de 25 a 29 anos é a que mais mora de aluguel e chega a 30%. Entre as regiões, o Centro-Oeste concentra o maior índice de pessoas que vivem em imóveis alugados (26,7% da população).

Henry explica que o valor da locação deve ser analisado por tipo de imóvel e região. Em Goiânia, nas regiões mais valorizadas, segundo ele, haverá ajustes refletindo as variações de mercado, juros e inflação. “Os destaques continuam sendo o setor Bueno, devido a localização, variedade de comércio e lazer; o Marista, que é reconhecido pela sofisticação e vida social; e o Jardim Goiás, que também figura com atrativo devido a proximidade ao principal shopping center da capital e a excelente curva de valorização que vem acontecendo nos últimos anos”.

Também é esperado um aumento no número de investidores, que vê o aluguel uma forma de ganhar um extra. “Há também uma parcela significativa de investidores adquirindo essas unidades com o objetivo de alugá-las, embora as taxas de juros elevadas possam restringir o acesso ao crédito para compra de imóveis. O setor imobiliário é tradicionalmente visto como uma proteção contra a inflação, com os valores de aluguéis tendendo a acompanhar os índices inflacionários. O investimento para locação é impulsionado pela atratividade de Goiânia para novos moradores, que procuram setores mais tradicionais”, diz Henry.

As locações de alto padrão tem apresentado crescimento relevante na capital goiana, segundo o especialista do Grupo URBS. Estes produtos, afirma Henry Corrêa, oferecem sustentabilidade e ótima infraestrutura que atraem inquilinos que buscam experiências exclusivas. “Já na locação comercial, temos uma crescente do BPS (Built to Suit) e BTR (Build to Rent), que resultam em projetos comerciais para contratos de longo prazo oferecendo comodidades compartilhadas que atraem inquilinos e agregam valor ao imóvel”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Jan 16, 2026 Economia

Alta da inadimplência acende alerta para o orçamento…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version