SEGS Portal Nacional

Economia

Oferta de aluguel em Goiânia deve crescer até 7% em 2025, aponta especialista

  • Quinta, 09 Janeiro 2025 18:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Oferta de aluguel em Goiânia deve crescer até 7% em 2025

Crédito: Freepik

Henry Corrêa, gestor de Tecnologia e Inovação do Grupo URBS, prevê crescimento de imóveis para locação, tanto residencial quanto comercial no próximo ano. Bairros tradicionais ainda despontam como os preferidos para investir ou morar

O mercado imobiliário está otimista com o setor de aluguéis em 2025, após o resultado do Censo 2022, divulgado em dezembro, que mostrou que um em cada cinco brasileiros mora de aluguel no Brasil, o que dá 21% do total. O número vem subindo a cada década, aponta a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, a taxa era de 16%, e em 2000, de 12%.

“Essa tendência reflete a busca por flexibilidade e opções de moradia acessíveis, especialmente entre as gerações mais jovens que buscam independência”, aponta o gestor de Tecnologia e Inovação do Grupo URBS, Henry Jennings Corrêa, explicando as possíveis causas do aumento. Ainda segundo o especialista, com a forte crescente de lançamentos e a reforma tributária, o aumento esperado nas locações residenciais deve girar em 5,5% e nas locações comerciais podem ultrapassar 7% em 2025.

De acordo com o Censo realizado em 2022, dos 72 milhões de domicílios ocupados para moradia, 51,6 milhões (71%) são próprios. Outros 16 milhões (22%) são alugados. A faixa etária de 25 a 29 anos é a que mais mora de aluguel e chega a 30%. Entre as regiões, o Centro-Oeste concentra o maior índice de pessoas que vivem em imóveis alugados (26,7% da população).

Henry explica que o valor da locação deve ser analisado por tipo de imóvel e região. Em Goiânia, nas regiões mais valorizadas, segundo ele, haverá ajustes refletindo as variações de mercado, juros e inflação. “Os destaques continuam sendo o setor Bueno, devido a localização, variedade de comércio e lazer; o Marista, que é reconhecido pela sofisticação e vida social; e o Jardim Goiás, que também figura com atrativo devido a proximidade ao principal shopping center da capital e a excelente curva de valorização que vem acontecendo nos últimos anos”.

Também é esperado um aumento no número de investidores, que vê o aluguel uma forma de ganhar um extra. “Há também uma parcela significativa de investidores adquirindo essas unidades com o objetivo de alugá-las, embora as taxas de juros elevadas possam restringir o acesso ao crédito para compra de imóveis. O setor imobiliário é tradicionalmente visto como uma proteção contra a inflação, com os valores de aluguéis tendendo a acompanhar os índices inflacionários. O investimento para locação é impulsionado pela atratividade de Goiânia para novos moradores, que procuram setores mais tradicionais”, diz Henry.

As locações de alto padrão tem apresentado crescimento relevante na capital goiana, segundo o especialista do Grupo URBS. Estes produtos, afirma Henry Corrêa, oferecem sustentabilidade e ótima infraestrutura que atraem inquilinos que buscam experiências exclusivas. “Já na locação comercial, temos uma crescente do BPS (Built to Suit) e BTR (Build to Rent), que resultam em projetos comerciais para contratos de longo prazo oferecendo comodidades compartilhadas que atraem inquilinos e agregam valor ao imóvel”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Nov 13, 2025 Economia

Encerramento contábil estratégico: por que novembro é o…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version