SEGS Portal Nacional

Economia

Com crescimento de crimes financeiros, aumenta procura por certificações antilavagem de dinheiro

  • Quinta, 21 Novembro 2024 18:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ABRACAM
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Crédito:AlexSava, em iStock by Getty Images

 Alta nos últimos 3 anos chega a 45% em alguns setores

O crescimento no número de crimes financeiros no Brasil tem acelerado a busca por ferramentas de combate à lavagem de dinheiro. Bancos, corretoras e correspondentes cambiais têm recorrido a instituições especializadas em auditorias de prevenção a estes crimes. Até mesmo instituições financeiras internacionais começam a fazer parte do mercado de certificações no país.

Em 2021, de acordo com dados da Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM), 154 correspondentes cambiais recorreram a certificações. Até o começo de novembro deste ano, já eram 222. Alta de 45%. O mercado de câmbio é considerado pelo Banco Central um dos mais sensíveis no combate à lavagem de dinheiro.

A entidade representa 90,3% dos contratos do mercado primário de câmbio no país. Para se ter ideia, em 2023, foram registrados 45 milhões de contratos no setor, totalizando US$ 1,754 trilhão em transações. De acordo com a ABRACAM, ao todo, desde 2021, a entidade já entregou 1.135 certificações destinadas a instituições que trabalham com câmbio.

E a preocupação tem um motivo. Dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) mostram que entre 2014 e 2023, houve um aumento de 420% no número de Relatórios de Inteligência Financeira produzidos pelo órgão. Em 2014, foram 3.178 relatórios, enquanto no ano passado o número alcançou 16.411. Os relatórios são o resultado de análises das comunicações recebidas de entidades que têm a obrigação de comunicar indícios de crimes financeiros

As certificações da ABRACAM, feitas em parceria com a Ernst Young, avaliam se as normas da circular 3978/2020 do Banco Central, que aumentou os critérios de exigência de ações de prevenção à lavagem de dinheiro, estão em funcionamento nas instituições financeiras auditadas.

Segundo a ABRACAM, com o crescimento no número de crimes financeiros no país e o aumento de exigências regulatórias do Banco Central, o mercado financeiro tem se preocupado mais com a governança de dados. “ Em termos operacionais, a auditoria dá mais tranquilidade à instituição financeira de que está adotando as práticas mais modernas no combate a crimes finaceiros”, afirma a presidente executiva da ABRACAM, Kelly Massaro.

O crescimento do setor atrai também a atenção de novas entidades de certificação ao país. No mês passado, o The Wolfsberg Group, associação dos 12 maiores bancos do mundo, anunciou uma parceria com a ABRACAM para a introdução de novas normas de compliance nas certificações realizadas pela entidade no país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Jan 16, 2026 Economia

Alta da inadimplência acende alerta para o orçamento…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version