SEGS Portal Nacional

Economia

Faturamento do Varejo cai 0,2% em agosto, segundo a Cielo

  • Quinta, 12 Setembro 2024 18:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação Corporativa
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Imagem de Firmbee por Pixabay

Dia dos Pais amenizou queda, que poderia ser mais acentuada. Comércio não cresce desde fevereiro

O faturamento do Varejo em agosto caiu 0,2%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2023, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista e embutem a inflação, houve alta de 4,7%.

O macrossetor de Serviços recuou 3,5%, com a maior variação negativa observada no setor de Turismo e Transporte. Bens Duráveis e Semiduráveis caiu 0,5%, influenciado principalmente pela queda de Materiais para Construção. O macrossetor de Bens Não Duráveis foi o único com crescimento (+1,0%), puxado pelo segmento de Supermercados e Hipermercados.

O resultado do Varejo só não foi mais negativo por causa das comemorações do Dia dos Pais. “Segmentos presenteáveis, como Varejo Alimentício Especializado e Móveis, Eletro e Depto, apresentaram alta no mês e é possível inferir que o resultado esteja relacionado com a data”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. “Já o setor de Supermercados e Hipermercados, favorecido pela deflação observada pelo segundo mês consecutivo, também amenizou a queda do Varejo. Como o desempenho desse segmento foi acima de Bares e Restaurantes, é possível supor que as famílias preferiram comemorar o Dia dos Pais em casa”, diz Alves.

E-commerce e vendas presenciais no Brasil

Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 6,5% em agosto no país. Já as vendas presenciais cresceram 4,2% em relação ao mesmo mês de 2023.

Inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo IBGE, registrou alta de 0,19% para o mês de agosto. Segundo o instituto, o principal impacto da alta veio do setor de transportes e do reajuste de preços de combustíveis.

Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em agosto foi de 4,9%.

Regiões

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a agosto de 2023 foram: Norte (-3,0%), Centro-Oeste (-3,5%), Nordeste (-2,8%), Sudeste (-1,8%) e Sul (1,6%),

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados foram: Sul (5,1%), Sudeste (4,4%), Norte (1,8%), Centro Oeste (1,4%) e Nordeste (1,0%).

SOBRE O ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por cerca de 780 mil varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

COMO É CALCULADO

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento - como a variação de market share - e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Jul 16, 2025 Economia

Dia dos Pais: 6 em cada 10 devem comprar em lojas…

Jul 15, 2025 Economia

Por que o Bitcoin está subindo? Contexto global,…

Jul 14, 2025 Economia

Porque o pix biometria é o futuro dos pagamentos no…

Jul 14, 2025 Economia

Culpa pode atrapalhar sucesso financeiro e ser a causa…

Jul 14, 2025 Economia

Mesmo com instabilidade econômica, imóveis de luxo…

Jul 14, 2025 Economia

Redução de custos na importação: como empresas…

Jul 14, 2025 Economia

Setor de alimentação fora do lar se destaca como porta…

Jul 14, 2025 Economia

Compras em conjunto contribuem para uma economia de até…

Jul 14, 2025 Economia

Quer investir no mercado imobiliário? Especialista…

Jul 14, 2025 Economia

Forte Paylix Revisão 2025: legítimo ou fraude?

Jul 11, 2025 Economia

Vale mais a pena investir ou dar entrada e financiar o…

Jul 10, 2025 Economia

Educação financeira contribui para realizar o sonho da…

Jul 09, 2025 Economia

Estudo Mastercard: Brasil tem mais de 2,1 milhões de…

Jul 08, 2025 Economia

Recomposição da Tarifa de Importação para máquinas

Jul 07, 2025 Economia

Juros a 15%: empresários recorrem a imóveis para fugir…

Jul 04, 2025 Economia

Alta do dólar desafia o turismo internacional e…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version