SEGS Portal Nacional

Economia

Venda de imóveis no Brasil cresce mais de 45% em um ano

  • Sexta, 23 Agosto 2024 18:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniella Pimenta
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Imagem: Pixabay

Aumento do volume vendido foi registrado em comparação ao ano anterior, segundo o indicador ABRAINC-FIPE divulgado em agosto

As vendas de imóveis tiveram alta de 45,3% na comparação interanual, que considera o período de 12 meses encerrado no último mês de maio, conforme o indicador ABRAINC-FIPE divulgado neste mês de agosto. Foram comercializadas 183.228 unidades em todo o país entre maio de 2023 e maio de 2024, e, de acordo com os dados, a soma das unidades vendidas entre janeiro e maio de 2024 representou um volume 28,9% superior ao do mesmo período de 2023.

As unidades do Minha Casa Minha Vida conquistaram aumento significativo de 59,7% no volume de imóveis comercializados e de 65,6% no valor total de vendas ao longo dos doze meses. Também na comparação interanual, cresceram os lançamentos de novos imóveis: o índice aponta que, entre janeiro e maio de 2024, houve um aumento de 30,3% no volume, acumulando uma alta de 12,8% na comparação dos doze meses

Ainda de acordo com o ABRAINC-FIPE, o segmento de médio e alto padrão teve aumento de 13,0% no volume de unidades comercializadas na comparação interanual, bem como um crescimento de 32,6% no valor de vendas.

Já o índice FipeZAP divulgado em agosto mostra que, com base no comportamento dos preços de venda de imóveis residenciais em 56 cidades brasileiras, houve um aumento de 0,76% em julho/2024. O resultado representou uma aceleração do índice em relação em junho (+0,61%) e também a maior variação mensal do índice desde janeiro/2014 (+0,77%).

Perspectivas para o mercado imobiliário no atual cenário econômico

Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad, professor da FEA-USP e co-fundador da DataZAP, em palestra realizada no SOMA, maior evento do mercado imobiliário brasileiro voltado à representatividade feminina no segmento, realizado pelo Instituto Mulheres do Imobiliário, mostrou que o segmento ainda tem um grande potencial a ser explorado.

“No pós pandemia, houve um aquecimento muito grande do setor, batemos todos os recordes. Isso teve um impacto nos preços, e a perda de força da derrubada da taxa de juros produziu e deve continuar produzindo uma certa desaceleração no ritmo do mercado. Mas, quando olhamos para questões estruturais, o quanto crescemos, onde chegamos e o que há de oportunidade pela frente, seja macro, comparando nossos números com outros países, seja micro por ajustes comportamentais e fluxos migratórios de diversas regiões do Brasil, não faltarão oportunidades. Sempre acreditei e continuo acreditando muito no sucesso do setor imobiliário brasileiro”, destacou.

Dados da Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI) mostram que, no último mês de maio, foram comercializadas 7.630 novas unidades residenciais na capital paulista. Com isso, o acumulado de 12 meses chegou a 85,6 mil unidades. O VGV na cidade totalizou R$3,5 bilhões no mês e atingiu R$ 48,4 bilhões em 12 meses.

Elisa Rosenthal, Diretora Presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, também fala sobre este avanço no setor. “Iniciativas como a revisão do plano diretor, a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida e a expectativa da diminuição da taxa de juros são fatores que projetam o crescimento exponencial do setor imobiliário brasileiro, um dos principais segmentos para a economia do país”.

“Crescemos muito em financiamento imobiliário nos últimos 10 anos, e essa é uma transformação muito expressiva no mercado. Mesmo com as dificuldades em derrubar taxas de juros, mesmo com outras dificuldades econômicas que temos no Brasil, há um espaço gigante para o mercado imobiliário continuar evoluindo”, concluiu Danilo Igliori.

Instituto Mulheres do Imobiliário

Primeiro e maior grupo feminino do setor imobiliário no País, dedicado à equidade de gênero na cadeia produtiva. Seu objetivo é promover igualdade e equidade, além de defender o meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e inclusão social, especialmente para mulheres. Suas atividades incluem educação, geração de trabalho decente, acesso à habitação, apoio ao empreendedorismo feminino e combate à discriminação. O Instituto também promove relações positivas entre áreas urbanas e participação democrática na gestão urbana. Saiba mais: www.mulheresdoimobiliario.com.br

Elisa Rosenthal é a fundadora e diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. Como mentora de profissionais de diversas áreas, ela continua motivando e preparando mulheres para cargos de liderança. Elisa foi a primeira paulista a ser certificada pelo curso de Liderança Avançada para Mulheres pela Shakti Fellowship, em parceria com a San Diego University, Califórnia. Reconhecida como LinkedIn Top Voices e TEDx Speaker, ela é uma influente colunista da HSM Management e Exame Invest. Vencedora do prêmio A Voz Feminina do Mercado Imobiliário, Elisa possui formação em Arquitetura pelo Mackenzie, pós-graduação em Administração de Empresas com extensão em Negócios Imobiliários pela Fundação Getulio Vargas e é formada como Conselheira de Administração pelo IBGC. Atualmente, ela está cursando pós-graduação em Urbanismo e o Futuro das Cidades pela PUCPR. Sua trilogia sobre liderança feminina para o LinkedIn Learning já alcançou mais de 25 mil alunos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version