Brasil,

IPCA aponta alta de 0,46%, destacando maior impacto no setor de alimentos e bebidas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Iponema
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

IPCA aponta alta de 0,46%, destacando maior impacto no setor de alimentos e bebidas

Leandro Rosadas, economista e especialista em gestão de supermercados, analisa as consequências das variações de preços nos produtos essenciais e a educadora financeira, Aline Soaper dá dicas de como economizar

No último dia 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou os novos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referentes ao mês de maio. Segundo o estudo, o índice foi de 0,46% ficando 0,08 ponto percentual acima da dos 0,38%, apontados em abril. Segundo o Leandro Rosadas, economista e especialista em gestão de supermercados, entender essas dinâmicas é essencial para o setor varejista ajustar estratégias e oferecer opções acessíveis aos consumidores.

O crescimento foi inflacionado porque dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta em maio. A maior variação veio do grupo Saúde e Cuidados Pessoais, com alta de 0,69% e 0,09 p.p. de contribuição. Já os maiores impactos vieram de Alimentação e bebidas (0,62%) e Habitação (0,67%), com 0,13 p.p. e 0,10 p.p. respectivamente. 

Segundo a pesquisa feita pelo IBGE, foram observadas altas nos preços da batata inglesa (20,61%), cebola (7,94%), leite longa vida (5,36%) e café moído (3,42%). "O aumento contínuo nos preços dos alimentos e bebidas representa um desafio significativo para as famílias brasileiras, afetando diretamente seu poder de compra e demandando uma análise estratégica do setor varejista", comenta Rosadas. 

Para o especialista, o aumento contínuo nos preços dos alimentos e bebidas representa um desafio significativo para as famílias brasileiras, afetando diretamente seu poder de compra.

A educadora financeira, Aline Soaper revela que a saída para economizar na hora de realizar as compras do mês no supermercado é pesquisar e adaptar a lista de compras e fazer muita pesquisa. “Com a alta dos preços dos produtos nos supermercados, é necessária uma pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos, para escolher as melhores opções de acordo com o custo-benefício. Outra estratégia que deve ser utilizada pelos consumidores é a substituição de produtos com valor nutricional parecido e optar por marcas mais baratas. Também ir ao mercado com tudo que vai comprar anotado e levar calculadora. Diante desses aumentos as despesas têm que estar na ponta do lápis para caber tudo no orçamento familiar”, indica Soaper.

Os números recentemente divulgados pelo IBGE colocam em evidência um cenário desafiador para o orçamento familiar, com o aumento nos preços dos alimentos e bebidas como peça central dessa narrativa econômica. Diante desse contexto, as famílias brasileiras têm desafio duplo: a necessidade de equilibrar o planejamento financeiro em meio a um cenário inflacionário e, ao mesmo tempo, garantir o acesso a produtos essenciais para a alimentação diária. 

Sobre Leandro Rosadas

Leandro Rosadas é economista e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis, atacarejos, padarias e açougues. Formado em economia pela UFRRJ, o carioca já atuou como professor universitário e consultor no mercado de varejo. Hoje, Rosadas é considerado uma das maiores referências entre os especialistas do seu segmento, sendo responsável pela formação em gestão de mais de 9 mil proprietários de supermercados Brasil afora.

Sobre Aline Soaper

Fundadora do Instituto Soaper de Treinamentos de Desenvolvimento Profissional e Pessoal, Aline Soaper é formada em Direito, com pós-graduação em Direção e Orientação Educacional. Há sete anos, a carioca atua como educadora financeira e formadora de outros especialistas nesta área. Empreendedora desde os 17 anos de idade, Aline era proprietária de uma escola de Educação Infantil, no Rio de Janeiro, em que atendia cerca de 150 alunos e gerenciava uma equipe de 45 pessoas. Ao perceber a dificuldade dos pais em pagar as mensalidades devido aos problemas financeiros, Aline decidiu mudar de vida e se especializar no ramo de finanças pessoais. No ano de 2015, iniciou sua atuação como educadora, oferecendo atendimentos individuais, palestras, treinamentos e cursos para o público-final (empresários, analistas etc). Em 2018, criou o Instituto Soaper de Treinamentos de Desenvolvimento Profissional e Pessoal (Efinc), que já impactou mais de 10 mil alunos em mais de 20 países, e leva a educação financeira para o mundo. No final de 2023, Soaper ingressou no mercado de franchising com a criação de duas redes de microfranquias home based na área de finanças: a Efinckids, especializada na educação financeira para crianças dentro de escolas, e a Health Money, direcionada para a consultoria, gestão estratégica e financeira das pequenas e médias empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar