SEGS Portal Nacional

Economia

Cooperativa de crédito dá dicas do que fazer com o dinheiro da restituição do imposto de renda

  • Segunda, 10 Junho 2024 18:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aryani Andrade
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

RestituiçãoIRPF_Cred_DanielDan

Pagamento das restituições seguem até o dia 30 de setembro de 2024

O prazo para entrega do IRPF 2024 terminou no último dia 31 de maio e no mesmo dia foi liberado o primeiro lote da restituição. No entanto, a chegada desse dinheiro extra gera a dúvida: pagar dívidas ou investir? Especialista destaca que o nível de endividamento e inadimplência dos brasileiros é alto, e aqueles com dívidas devem usar esse dinheiro para quitá-las.

Uma recente pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo revelou que o número de cidadãos endividados no Brasil atingiu em março e abril, 78,3% dos brasileiros e 29,4% estavam inadimplentes.

Segundo Danielle Buzzi, gerente de Produtos e Negócios da Únilos, cooperativa de crédito catarinense que integra o Sistema Ailos, se o valor da restituição for usado para pagar dívidas, as prioridades devem incluir contas básicas atrasadas, como luz e água, parcelas vencidas do condomínio, mensalidades escolares e outras despesas essenciais. “O ideal é começar pelo básico e em seguida devem ser pagas as dívidas acumuladas no cartão de crédito, que tem juros muito altos, e o cheque especial. Se ainda sobrar algum valor, a prioridade deve ser criar uma reserva de emergência ou investir”, comenta.

Receber a restituição do Imposto de Renda é uma excelente oportunidade para organizar as finanças pessoais ou investir em objetivos importantes. Aqui estão algumas dicas sobre como utilizar esse dinheiro de forma inteligente:

Monte ou reforce a reserva de emergência - Idealmente, sua reserva de emergência deve cobrir de 3 a 6 meses de despesas. Portanto, opte por aplicações de baixo risco e alta liquidez, como Tesouro Selic ou CDBs de liquidez diária.

Invista em educação - cursos e treinamentos que possam aumentar suas habilidades e potencial de renda, são boas opções. Além disso, investir na compra de livros ou outros materiais educativos também pode ser uma boa forma de aplicar o dinheiro.

Entenda o seu perfil - considere seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado) ao escolher investimentos. Diversifique seus investimentos para reduzir riscos e escolha entre Tesouro Direto, CDBs, fundos de investimento, ações e fundos imobiliários. Outra opção é investir em um plano de previdência privada.

Realize sonhos e alcance objetivos pessoais - se uma viagem está nos seus planos, usar a restituição para isso pode ser uma boa ideia. Aquisição de itens desejados há tempos, também podem ser feitos, desde que de forma consciente.

Independentemente da escolha, é importante ter um planejamento e não gastar impulsivamente, além de revisar as metas financeiras regularmente para ajustar o planejamento conforme necessário. Utilizar a restituição do IRPF de forma consciente pode trazer muitos benefícios a longo prazo, ajudando a melhorar sua saúde financeira e a atingir seus objetivos pessoais e profissionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 09, 2026 Economia

Carnaval exige atenção redobrada contra fraudes e furtos

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version