SEGS Portal Nacional

Economia

Imóveis com energia solar podem ser beneficiados na declaração do Imposto de Renda

  • Sexta, 17 Mai 2024 18:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Barreto
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

A Connectoway preparou uma série de dicas para quem possui imóvel com sistema solar e não quer passar sufoco na hora de declarar o IR

Falta pouco para o encerramento do prazo de Declaração do Imposto de Renda. Até o dia 31 de maio os contribuintes podem fazer sua declaração referente ao ano-base 2023. Você sabia que a energia solar pode trazer benefícios para você ao declarar o seu Imposto de Renda? Adicionar o sistema fotovoltaico a um imóvel é considerado uma melhoria, que, além de fazer o valor dela aumentar, ainda diminui os impostos na hora de uma possível venda. Ao declarar o seu sistema de energia solar no Imposto de Renda, você garante benefícios fiscais.

De acordo com a Connectoway Solar, empresa distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, o maior atrativo para o investimento em energia solar é a economia de até 90% na conta de luz da sua residência ou estabelecimento. Além da longa vida útil do equipamento, o sistema fotovoltaico traz maior estabilidade para as contas que normalmente podem vir a flutuar junto com a inflação. Além disso, o sistema fotovoltaico reduz o imposto de renda sobre a venda do imóvel. Declarando a obtenção do equipamento no seu imposto de renda, o valor do imóvel aumenta, mas por ser uma benfeitoria, na venda do imóvel essa declaração irá reduzir a base de cálculo sobre o ganho de capital em uma futura venda da propriedade.

É obrigatório declarar o sistema de energia solar no imposto de renda?

Não, essa declaração do seu sistema de energia solar no imposto de renda 2023 não é obrigatória! Pois os sistemas de energia solar fotovoltaica são considerados benfeitorias ao imóvel. Entretanto, ao declarar, o valor de reformas e benfeitorias é acrescido ao valor do imóvel na declaração, elevando o seu custo de aquisição. Se o Imóvel for avaliado em mais de R$ 300.000,00, essa declaração passa a ser obrigatória segundo a legislação tributária brasileira

Como adicionar o sistema de energia solar no seu Imposto de Renda

É bem simples, de forma geral, você precisa somar o valor investido no equipamento ao valor do imóvel na ficha de Bens e Direitos.

VEJA O PASSO A PASSO PARA DECLARAR SEU SISTEMA DE ENERGIA SOLAR NO IMPOSTO DE RENDA

Identifique o valor do sistema fotovoltaico - Antes de declarar, você precisa saber o valor total do sistema fotovoltaico instalado em sua propriedade. Isso inclui o custo dos painéis solares, inversores, cabos, instalação e outros componentes relacionados.

Acesse o programa do imposto de renda - Utilize o programa da Receita Federal destinado à declaração do imposto de renda da pessoa física. Este programa geralmente está disponível para download no site da Receita Federal durante o período de declaração anual.

Declare como bens e direitos - Vá até a parte de Bens e Direitos da declaração, e inclua como gastos com reforma, ampliação ou construção.

Informe o valor do sistema - Insira o valor total do sistema fotovoltaico no campo correspondente, detalhando-o de forma clara para a Receita Federal.

Declare as despesas - Caso tenha realizado algum financiamento ou tenha despesas dedutíveis relacionadas à aquisição e instalação do sistema fotovoltaico, como juros de financiamento ou despesas com mão de obra, inclua essas informações nas seções apropriadas da declaração.

Confira e envie a declaração - Após preencher todas as informações corretamente, revise sua declaração para garantir que não há erros ou omissões. Quando estiver tudo certo, envie a declaração dentro do prazo estipulado pela Receita Federal.

Como eu declaro o sistema de energia solar financiado no imposto de renda?

Neste caso, você precisa declarar apenas as parcelas efetuadas naquele ano. Repita o processo até a quitação integral do sistema de energia solar fotovoltaico.

É possível declarar um sistema fotovoltaico comprado e instalado em anos anteriores?

Sim, é possível! Para fazer isso, faça a retificação de declarações passadas, com o limite de até 5 declarações retroativas. Guardar os comprovantes da declaração de imposto de renda por até 5 anos é importante para facilitar possíveis auditorias da Receita Federal, correções ou retificações de informações, e para consulta do histórico financeiro pessoal. Além disso, os documentos podem servir como prova em casos legais e garantir direitos em diversas situações, como obtenção de crédito ou solicitação de benefícios previdenciários.O prazo do período para a declaração do imposto de renda vai até o dia 31 de maio. Faça a declaração do seu sistema fotovoltaico e usufrua de todos os benefícios possíveis no seu investimento.

Sobre a Connectoway

A Connectoway é uma empresa com mais de 20 anos no mercado de Telecom, que agrega valor aos seus clientes através de soluções e tecnologias em hardware, software e de serviços como projetos personalizados de Conectividade, Smart City e Cibersegurança. Com clientes em todo o país, atende o mercado de operadoras competitivas, governos e enterprise. Em 2022, a Connectoway iniciou as operações da Connectoway Solar, braço da empresa de distribuição de equipamentos fotovoltaicos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 09, 2026 Economia

Carnaval exige atenção redobrada contra fraudes e furtos

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version