SEGS Portal Nacional

Economia

Pix já é meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros em compras e transações online, segundo estudo da Minsait Payments

  • Sexta, 26 Abril 2024 18:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Bandos Lourenço
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Imagem: Divulgação

- No Brasil, modalidade de transferências instantâneas é a preferida de 30,8% dos consumidores em transações realizadas pela internet

- Dados são do XIII Informe de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait Payments, que ouviu 4,8 mil internautas residentes na Europa e América Latina
- Estudo revela uma significativa retração do uso do cartão de crédito em transações online no país, que caiu de 34,5%, em 2022, para 25,4%, em 2023

O Pix já é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros na hora de fazer compras e realizar transações online. A modalidade de transferências instantâneas é a preferida de 30,8% dos consumidores do país com acesso à internet, ficando à frente tanto dos cartões de crédito (25,4%) e de débito (3,5%) quanto das carteiras digitais (10,2%) e do débito em conta (19,2%).

Os dados se referem ao ano de 2023 e são do XIII Informe de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait Payments, filial de meios de pagamento da Minsait, empresa de transformação digital e Tecnologia da Informação da Indra. O documento, apresentado anualmente pela companhia e produzido em parceria com as consultorias espanholas Analistas Financieros Internacionales (AFI) e The Cocktail Analysis, oferece uma visão global e evolutiva das principais tendências do setor, servindo de referência para diversos agentes da indústria de pagamentos.

Nesta edição, o relatório contou com a participação de 4,8 mil internautas, contratantes de ao menos um produto bancário e residentes em países da Europa (Espanha, Itália, Portugal e Reino Unido) e América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e República Dominicana).

Entre as principais tendências identificadas pelo estudo, destaca-se a digitalização generalizada dos pagamentos na região latinoamericana, com o dinheiro em espécie perdendo cada vez mais espaço, inclusive nas chamadas transações P2P (person-to-person), realizadas diretamente entre pessoas físicas, sem o envolvimento de uma instituição financeira intermediária. No caso brasileiro, o Pix também é o meio de pagamento mais utilizado nesse tipo de transação (44,5%), ficando cerca 17 pontos percentuais à frente da moeda física (27,2%).

Já no âmbito das compras e transações online realizadas pelos brasileiros, embora o percentual alcançado pelo Pix (30,8%) esteja muito próximo do registrado na edição anterior do estudo (30,5%), chama a atenção a significativa retração do uso do cartão de crédito, apontado como meio de pagamento favorito de 34,5% do entrevistados em 2022, contra 25,4% em 2023.

Além da preferência pela modalidade de transferências instantâneas, o XIII Informe também aponta para um avanço exponencial da popularidade das carteiras digitais no país, que passaram a representar por 10,2% dos pagamentos feitos pela internet em 2023, contra os 0,3% registrados no ano anterior.

Por fim, quando se fala em pagamentos presenciais, o grande destaque vai para o crescimento da preferência pelo cartão de crédito, que subiu de 23,2%, em 2022, para 28%, em 2023, tomando, assim, a posição de protagonismo até então assumida pelo Pix, cuja participação nessa categoria de compras e transações caiu de 28,5% para 21,7% na mais recente edição do relatório.

Sobre a Minsait Payments

A Minsait Payments é a subsidiária de meios de pagamento da Minsait, que oferece capacidades em processamento e soluções inovadoras de pagamentos digitais. A empresa aposta em um modelo de processamento transversal voltado para empresas com natureza tecnológica, sejam fintechs, bancos, varejistas ou grandes empresas de tecnologia. A Minsait Payments tem mais de 30 anos de experiência e uma equipe com mais de 1,3 mil profissionais especializados em pagamentos. Atualmente, oferece serviços a mais de 150 clientes, em 20 países da América Latina.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7 mil profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais companhias globais de tecnologia e consultoria, líder mundial em engenharia tecnológica para os mercados aeroespacial, defesa e mobilidade, e em transformação digital e tecnologias da informação na Espanha e América Latina, por meio de sua filial Minsait. Seu modelo de negócio está baseado em uma oferta integral de produtos próprios, com um enfoque end-to-end, de alto valor e com um elevado componente de inovação, que a tornam o parceiro tecnológico para a digitalização e para as operações-chave de seus clientes em todo o mundo. A sustentabilidade faz parte de sua estratégia e de sua cultura, para responder aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No fechamento do exercício de 2022, a Indra teve receitas de 3,851 milhões de euros, quase 57 mil profissionais, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 09, 2026 Economia

Carnaval exige atenção redobrada contra fraudes e furtos

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version