Brasil,

Retomada do setor: Turismo no Brasil projeta crescimento de 16% em empregos formais para 2024

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CONTRATUH
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Foto: Lucas Moura / Secom PMS Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Embalado pelo bom desempenho do ano anterior, o Turismo no Brasil começou 2024 com números animadores. De acordo com o Banco Central, turistas internacionais deixaram no país US$ 800,6 milhões somente em janeiro, valor recorde para o período. Já em fevereiro, houve um aumento de 10% no número de visitantes, comparado com 2023. Como reflexo desse crescimento, a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estipula um aumento de 3% no setor até o fim do ano.

Os números animam os empresários. O segmento prevê a construção de 108 novos hotéis no Brasil até 2027, com um investimento de R$ 5,7 bilhões. Como reflexo dos números promissores, a Contratuh, confederação que representa os trabalhadores do setor no país, avalia um aumento de 16% na geração de empregos formais somente este ano, chegando a 250 mil novas vagas.

"Desde o ano passado, percebemos a retomada do turismo pós-pandemia. A média do valor da diária aumentou e a média de ocupação tem aumentado, principalmente na região Nordeste. Acreditamos na tendência de aumento. E, analisando nossas bases, a previsão é de recorde de novas vagas formais", avalia Wilson Pereira, presidente da Contratuh.

O dirigente reforça a importância da qualificação profissional para que a rede hoteleira se fortaleça, bem como os outros setores ligados ao turismo. "O treinamento de equipes de hotel, mas também de guias turísticos, garçons, atendentes e toda uma gama de empregos indiretos que o turismo gera. O atendimento de excelência é primordial para que o turista se sinta bem e retorne", completa Pereira.

Tendência para o crescimento

Segundo Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), uma forte tendência do setor de turismo para 2024 é a personalização das experiências, onde o turista passa a fazer cada vez mais questão de viagens que considerem seus interesses e preferências individuais. "Também temos sentido um aumento na procura por locais menos explorados, mais bucólicos e menos populosos. Outro ponto importante é que o turismo tem se tornado cada vez mais acessível. O turismo terrestre nos evidenciou isso nos dados divulgados. A maneira de explorar e conhecer um novo lugar vem se ampliando e abrangendo novos públicos", avalia.

Para o presidente da FBHA, nunca houve tanta gente interessada em explorar as belezas do país. "Este impulso tem tudo para ser um divisor de águas para o setor neste ano. Em janeiro, a entrada de visitantes internacionais voltou a demonstrar o interesse mundial por nossos destinos, especialmente os de sol e praia. Em resumo, o ano é de oportunidades e promete ficar para a história", comemora Sampaio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar