Brasil,

Organização financeira: como adotar esse hábito em 2024?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mateus Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Foto de Kelly Sikkema na Unsplash Foto de Kelly Sikkema na Unsplash

Docente do Senac aponta estratégias para se manter sem dívidas durante o ano

O ano letivo já começou, o carnaval já passou, daqui a pouco começa a época do Imposto de Renda e as despesas, é claro, continuam chegando. Para não se acumular em dívidas, o docente do MBA em Gestão Financeira e Controladoria do Senac, Carlos Eduardo Costa revela que quem deseja se organizar financeiramente para ter um 2024 mais tranquilo, ainda tem tempo de se planejar.

O primeiro passo é realizar um controle da vida financeira, seja por meio de planilha ou de aplicativos. “É um meio para conhecer quais são nossos gastos, as escolhas que fazemos com o nosso dinheiro. E compreendendo essas decisões, podemos nos perguntar: estou satisfeito com essa escolha? E com esse gasto?”, explica.

Para o docente, o “pulo do gato” do controle financeiro vai depender das respostas para essas perguntas. “Se estou satisfeito, se a decisão é uma prioridade e não está me impedindo de fazer outras escolhas, então é só seguir a vida feliz e contente”. Mas se a resposta for negativa, será necessário mudar hábitos. “Esse controle vai nortear as mudanças que, efetivamente, precisamos ter para a realização dos nossos sonhos e objetivos”, revela.

Envolvimento da família

O especialista afirma que é essencial envolver a família nesse processo de planejamento financeiro. “Falar sobre finanças deve fazer parte do dia a dia do grupo familiar. É importante que todos saibam quais são as despesas e sobre o planejamento para honrar os compromissos financeiros. E para a família manter o equilíbrio das finanças ao longo do ano, é importante acompanhar a vida financeira dedicando tempo para analisar os gastos e se estão dentro das possibilidades financeiras. Se não estão, será preciso fazer os ajustes necessários e buscar alternativas para gerar mais renda ou recursos adicionais”, pontua.

Carlos Eduardo recomenda, nessa perspectiva, a qualificação para o avanço na carreira profissional. “Investindo mais na capacitação, no aumento das habilidades, melhoramos nossas possibilidades em termos de vida financeira. Assim mais escolhas e mais objetivos serão possíveis”, revela.

O docente avalia ainda que é fundamental envolver as crianças nos temas de finanças e educação financeira. “Nossos filhos participam cada vez mais ativamente da vida financeira da família. Se eles têm hábitos mais saudáveis, além do impacto positivo no dia a dia do grupo familiar, eles terão muito mais facilidade para encontrar a sustentabilidade e serem felizes no futuro”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar