Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Quatro dicas para se reorganizar financeiramente em 2024

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

No planejamento é importante listar todas as despesas fixas e extras, assim como os ganhos provenientes de salários e aplicações financeiras - Créditos: DrazenZigic / Freepik No planejamento é importante listar todas as despesas fixas e extras, assim como os ganhos provenientes de salários e aplicações financeiras - Créditos: DrazenZigic / Freepik

Especialista da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP dá dicas de como começar o ano sem entrar no vermelho e ainda aproveitar da melhor maneira o dinheiro que sobra

O novo ano começou, mas as dívidas do passado não foram deixadas para trás. Os gastos com os presentes de Natal e a viagem para encontrar amigos e parentes no Réveillon se somam a outras despesas. Algumas são obrigatórias, como os pagamentos de IPTU e IPVA, enquanto outras são esperadas, como rematrícula, materiais e uniformes escolares. “Os gastos do início do ano pesam no bolso e precisam ser bem planejados e administrados para evitar riscos de endividamento, uma realidade que afeta muitas famílias brasileiras”, destaca o assessor de Negócios Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Marcos Griebeler.

Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), 76,6% dos brasileiros têm dívidas a vencer em cartão de crédito, cheque especial, carnê de lojas, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa.

Planejamento,segundo Griebeler, é a atitude-chave para evitar fazer parte das estatísticas nacionais de endividamento. “No início deste novo ano, é crucial reforçar que não é necessário abrir mão dos sonhos e das oportunidades, desde que as metas estejam ajustadas ao orçamento”, afirma.

O especialista do Sicredi recomenda que, antes de tomar qualquer providência, que se faça uma reflexão sobre como o dinheiro vem sendo usado no dia a dia. “Um bom começo é anotar tudo o que trouxe retornos financeiros positivos e o que comprometeu o orçamento durante o ano”, destaca.

Para quitar as dívidas e manter as contas organizadas em 2024, Marcos Griebeler destaca quatro dicas valiosas que contribuem para uma maior tranquilidade financeira. Veja:

Some suas dívidas

Aqueles que iniciam o ano com dívidas precisam saber exatamente em que estão gastando. Por isso, é importante listar todas as despesas fixas e extras, assim como os ganhos provenientes de salários e aplicações financeiras. Caso seja necessário, o consumidor pode renegociar as dívidas e, em alguns casos, pedir um empréstimo para quitá-las.

“Muitas vezes, as pessoas não têm dinheiro reservado e precisam quitar uma dívida imediatamente, então recorrem a opções como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, que se destacam como algumas das alternativas mais caras do mercado. Por isso, se a situação apertar, o primeiro passo é conhecer os juros aplicados em cada tipo de operação e escolher a melhor instituição financeira. Estudar as possibilidades de empréstimos também é essencial”, destaca.

Por ser uma instituição financeira cooperativa, a Sicredi Iguaçu PR/SC/SP oferece taxas de juros mais justas em sua linha de empréstimos em comparação com as praticadas no mercado. É importante lembrar que gastos realizados no cartão de crédito e no cheque especial também precisam ser quitados.

“No Sicredi, o primeiro passo para obter um empréstimo é se tornar associado da cooperativa. A partir desse ponto, o associado passará por um processo de ‘consultoria’, no qual suas expectativas e necessidades reais serão compreendidas. Isso resultará na oferta do melhor produto de crédito que se adeque à sua situação. Após a oferta, diversos indicadores relacionados ao cadastro, bem como renda e bens, serão analisados. A partir dessas análises, será emitida uma decisão positiva ou negativa em relação à concessão do crédito”, esclarece.

No Sicredi, existem diversas opções de linhas de crédito, como o crédito pessoal, crédito rural, crédito rotativo, entre outras.

Corte gastos desnecessários

Energia elétrica, água, telefone, internet e combustíveis são elementos essenciais no dia a dia. Contudo, ao fazer uso consciente desses recursos, é possível economizar dinheiro que pode ser destinado para outras necessidades. Em relação às prioridades, manter as contas equilibradas requer cortes em itens dispensáveis. Nesse aspecto, é recomendável resistir à tentação das promoções e liquidações.

“Identificar o que é essencial e o que é supérfluo no meu dia a dia são questionamentos que surgem frequentemente ao realizar um planejamento financeiro. Atualmente, a maioria dos brasileiros enfrenta desafios com seus orçamentos, resultando em diversos problemas, como endividamento. Por isso, há algumas regras básicas que podem ser de grande auxílio nesta organização, como a regra 50/30/20. Trata-se de um modelo simples e eficaz que facilita a gestão do orçamento familiar", ressalta.

Estabeleça um limite de gastos mensais

Esta é uma excelente oportunidade para envolver a família. Com a participação de todos os membros, é recomendável registrar o orçamento em uma planilha. Essa abordagem oferece uma visão mais precisa de quanto se pode gastar e do que precisa ser economizado. Importante também é pesquisar, comparar e decidir pelo produto ou serviço que melhor se ajusta ao orçamento.

Comece a poupar

Com o orçamento organizado, o foco agora é poupar. “O Sicredi dispõe de consultores que auxiliam a encontrar a melhor maneira de economizar dinheiro e construir, mês a mês, uma reserva financeira. Além disso, a poupança é uma opção de investimento com baixo risco”, destaca.

O especialista também sugere os consórcios geridos pelo Sicredi. Nessa forma de compra cooperativa, um grupo de pessoas se une para adquirir um bem ou serviço desejado, pagando uma parcela mensal fixa, sem comprometer o orçamento. Ou seja, os consórcios operam como uma espécie de poupança programada.

“Se a falta de dinheiro é um obstáculo para realizar alguns projetos, o consórcio surge como uma solução inteligente. Esta modalidade funciona da mesma forma que o sistema cooperativo, ou seja, reúne pessoas com um objetivo comum que, ao se unirem, conseguem acesso ao crédito de forma mais segura. Muitas vezes, as pessoas sonham com a reforma da casa, com viagens ou com a reestruturação da empresa, mas encontram dificuldades devido à falta de crédito disponível. O consórcio se apresenta como uma alternativa interessante”, finaliza Marcos Griebeler.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.600 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar