Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cresce o interesse dos brasileiros por empréstimos com garantia de automóvel

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laura Fassina
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

(créditos: iStock) (créditos: iStock)

Em um ano, a busca por dinheiro emprestado para essa modalidade subiu 50%; solicitações com veículos como garantia na FinanZero cresceram 479% em um ano

Com a inadimplência ainda alta (cerca de 30% das famílias estão nessa situação hoje, segundo dados do CNC), um formato de crédito tem crescido entre os brasileiros: o que permite que automóveis ou motos sirvam como garantias de pagamento do negócio.

É o que revela um estudo da fintech FinanZero, com base em números do Google: entre outubro do ano passado e o mesmo período de 2023, o volume de buscas por empréstimos nesse modelo subiu 50% no país.

Aumentando a escala temporal, essa alta é ainda mais relevante: de outubro de 2021 até hoje, ela foi de 123%.

Solicitações de empréstimos com garantias de veículos recebidas pela FinanZero corroboram com esses dados: em outubro deste ano, a procura por essa modalidade de crédito na fintech registrou aumento expressivo de 479% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Para Rodrigo Cezaretto, Diretor de Operações e Produtos da FinanZero, a baixa disponibilidade de linhas crédito pessoal sem garantia, somada à alta inadimplência brasileira, deixam evidentes que o público está buscando alternativas para créditos com maior valor (de 5 a 100 mil Reais), com taxas mais baixas e prazos mais longos. “Muita gente ainda está buscando empréstimo para liquidar dívidas atrasadas. Neste caso, o patrimônio mais comum disponível para garantir o pagamento do empréstimo às instituições é um carro ou uma moto”, explica ele.

De fato, um terço dos brasileiros (30%) pediu empréstimo em outubro para quitar dívidas (em dia ou com algum atraso), segundo outro banco de dados da FinanZero. Esse segue sendo o principal motivador para recorrer ao sistema financeiro em busca de dinheiro no país.

Além disso, Cezaretto reforça que as instituições financeiras oferecem condições melhores para esse tipo de negócio. “Utilizar um veículo como garantia permite acesso a taxas de juros até 4 vezes menores, comparando com empréstimo pessoal comum, além disso a extensão do prazo de pagamento, que pode chegar a 60 meses, favorece menores parcelas — o que é importante para quem está endividado”.

O estudo da FinanZero mostra que as pesquisas por empréstimos que aceitam motocicletas como garantia subiram ainda mais em um ano: 86%. De 2021 para cá, essa taxa foi de 184%. Segundo o Ministério dos Transportes, havia 26 milhões de motocicletas na frota brasileira em setembro.

EMPRÉSTIMOS

Além das dívidas, que seguem como principal fator de solicitações de empréstimos, ainda há demandas para investir em negócio próprio (17,5%) e reformar a casa (17,4%).

Em outubro, a maioria dos solicitantes foram homens (61%), funcionários de empresas privadas (35%) na faixa entre 35 e 44 anos (30%).

“A tendência é que esse número se mantenha até o fim do ano, quando as famílias se endividam por causa das compras desse período. Essa tendência poderá ser vista nos dados de janeiro”, finaliza Cezaretto.

Sobre a FinanZero

A FinanZero é o maior buscador de empréstimo online do Brasil. Fundada em 2016, a fintech tem como missão tornar os pedidos de crédito acessíveis e desburocratizados. Com mais de 75 bancos parceiros, a Fintech já realizou transações que ultrapassam a marca de 1,3 bilhão de reais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar