Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Planejamento Financeiro: cooperativa dá dicas de como começar o ano com o pé direito

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Christiane Lise
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Planejamento Financeiro 2024 (pexels) Planejamento Financeiro 2024 (pexels)

Com a inadimplência afetando 40% dos brasileiros, especialista da Unicred explica como a educação financeira pode ajudar

Mais um ano vai terminando e com ele o momento de revisar as contas e fazer o planejamento financeiro do próximo. Segundo dados atualizados de 2023 pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), aproximadamente 40% da população adulta do Brasil, equivalente a 65 milhões de pessoas, encontra-se inadimplente. Este cenário alarmante destaca a ausência generalizada de educação financeira.

A importância de manter as finanças em dia é destacada constantemente por especialistas em investimentos e educação financeira. O controle orçamentário é fundamental para gerenciar eficientemente os recursos, estabelecendo prioridades e identificando possíveis desperdícios de dinheiro.

A Gerente de Investimentos e Educação Financeira da Unicred Central Conexão, Vivien Aucar, enfatiza o papel da educação para um planejamento adequado que possa fazer a diferença na vida financeira. "Ter conhecimento financeiro é bem mais do que organizar números e preencher planilhas. É ter noções sobre consumo consciente, juros, investimentos, geração de riqueza, criação de reservas e planejamento da aposentadoria. Além, é claro, de manter o nível de endividamento sob controle, afinal, o uso do crédito de maneira responsável pode potencializar os projetos de vida e até a construção de patrimônio".

Educação financeira: pilar fundamental na gestão de recursos

A ausência histórica de uma cultura voltada à educação financeira no Brasil sempre foi a origem das principais dificuldades enfrentadas pelos cidadãos, que literalmente pagam caro pela falta de conhecimento.

Por acreditar que a educação é o principal meio para transformar essa realidade, é que a cooperativa financeira Unicred criou uma plataforma virtual de ensino disponível para todos. No Programa Sua Saúde Financeira, a cooperativa disponibiliza conteúdos gratuitos para descomplicar o mundo das finanças, orientações para uma boa gestão dos recursos pessoais e até informações sobre os impactos da economia na vida das pessoas.

“Além do alinhamento aos princípios fundamentais do cooperativismo, a participação no processo de desenvolvimento social e econômico das pessoas e suas comunidades, por meio da educação financeira, hoje está consolidada como uma política social da Unicred. Nosso objetivo é contribuir com a construção de uma sociedade mais consciente e equilibrada financeiramente, essa é uma de nossas principais bandeiras, não só na área social, mas também em nossas operações”, destaca Vivien.

O programa acontece desde 2019, o acesso é gratuito, a linguagem é bastante acessível e você tem acesso a vídeos, artigos, materiais para download, cursos online. O Programa Sua Saúde Financeira possui conteúdos diferenciados para atender alunos nas faixas de 06 a 12 anos, 13 a 18 anos e universitários, cooperados Unicred e sociedade em geral, sendo que para o público adulto é ofertado material nos níveis básico, intermediário e avançado.

Além disso, para auxiliar os brasileiros a começar o ano com o pé direito, o programa também disponibiliza um modelo gratuito de planilha de orçamento. No site do programa https://unicred.com.br/centralconexao/suasaudefinanceira/ você confere essas e muitas outras orientações para uma boa gestão de finanças que vão mudar a sua vida.

Sobre o Sistema Unicred

O Sistema Unicred nasceu há 33 anos com o propósito de levar prosperidade à vida de todos os cooperados, pois tem como missão ser um agente em busca do bem-estar social e econômico dos Cooperados e da comunidade em que se integra. O Sistema Unicred conta com uma Confederação, 4 Centrais, 35 Cooperativas, mais de 345 Unidades de Negócios, R$ 23,8 bilhões de ativos, contando com mais de 271 mil cooperados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar