SEGS Portal Nacional

Economia

Gigantes Chinesas que Aderiram ao Remessa Conforme Devem Movimentar a Black Friday 2023

  • Segunda, 30 Outubro 2023 18:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Ananias Gomes
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Empresas nacionais devem se atentar a dinâmica da data para não perderem espaço para Amazon, Shein, Shoppe, AliExpress.

Nos últimos anos, a Black Friday passou a ser uma data muito esperada pelos brasileiros, tanto pelos consumidores que não perdem a oportunidade de fazer uma compra, mas principalmente pelos empreendedores, empresários e grandes varejistas que enxergam essa data como o pontapé inicial para as vendas de fim de ano. Assim, pode-se dizer que a data abre a temporada de compras - necessárias ou supérfluas – já que todos estão sendo impactado diariamente com promoções e novidades das suas lojas preferidas. E quem resiste a uma boa promoção aparecendo o tempo todo na tela do seu smartphone?

Segundo Jackson Campos, especialista em comércio exterior “as pessoas já estão comprando mais pela internet e com a Black Friday batendo à porta, elas vão aproveitar as promoções e o clima de compras gerados pela data para adquirir produtos ainda mais baratos, o que impacta diretamente no aumento no volume de vendas e movimenta a economia”. Para ele, as gigantes chinesas que já aderiram ao Remessa Conforme serão as grandes responsáveis pelo aumento de vendas na Black Friday 2023.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as expectativas para a Black Friday 2023 são positivas. Ainda de acordo com a pesquisa, o faturamento do e-commerce deve aumentar 10% em 2023 e somente no primeiro semestre deste ano, o faturamento das vendas nesse segmento alcançou a marca de R$ 80,4 bilhões. “Uma coisa é certa: as pessoas querem comprar e as empresas que oferecerem mais benefícios serão as grandes vitoriosas no próximo 24 de novembro e por isso, as empresas brasileiras precisam estar dispostas a competir de maneira saudável, priorizando o consumidor para não ficarem para trás daquelas que irão vender mais barato e com isenção de impostos, entregando no prazo” – afirma categoricamente o especialista.

Contudo, Campos reforça que o aumento da demanda durante a data também coloca em evidência os desafios logísticos enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. “Embora o mercado digital tenha ampliado as oportunidades de exportação e facilitando a movimentação de compras, ele também trouxe desafios logísticos. A demanda por entregas rápidas e confiáveis tornou-se mais que essencial, levando as empresas a investirem ainda mais para atender às expectativas dos potenciais consumidores”, esclarece.

A logística de transporte e distribuição de mercadorias se torna fundamental nesse período para garantir que os produtos cheguem às lojas e aos consumidores a tempo. E para isso, o especialista destaca que as empresas nacionais devem garantir um estoque adequado, prever com precisão a demanda, coordenar a produção, rever condições de canais de distribuição, estratégias de logísticas e certificar que as mercadorias estejam prontas dentro do prazo. “Outro ponto a ser destacado é que as empresas que aderiram ao programa Remessa Conforme conseguem agilizar o processo de liberação alfandegária, já que fazem o envio antecipado de informações à Receita Federal, o que reduz consideravelmente o tempo que os produtos passam retidos na alfandega, tornando assim todo o processo de importação mais eficiente e a entrega mais rápida – outro desafio para as empresas nacionais” – comenta.

Ou seja, o consumidor que aprendeu a fazer compras online e espera a Black Friday para fazer compras está cada vez mais exigente e de olho no que as empresas estão ofertando. Por isso, o empresário deve estar atento a tudo para começar a temporada de vendas de fim de ano com o pé direito. “Entender a movimentação do mercado, o perfil do seu consumidor e batalhar para oferecer descontos justos, produtos com qualidade e eficácia na entrega é a missão daqueles que desejam vender mais e fidelizar os clientes brasileiros” – conclui Campos.

Sobre o autor: Jackson Campos, Diretor de Relações Institucionais da AGL Cargo, autor do livro Venda por telefone sem precisar visitar: Um guia para serviços de comércio exterior, Campos atua com comércio exterior e relações governamentais há anos, o que o coloca em posição de destaque para abordar quaisquer desdobramentos relacionados à importação, exportação, comércio exterior e lobby dentro da logística farmacêutica internacional. O especialista que também é Fellow do CBEXs possui facilidade em explicar todos os processos e etapas que fazem parte do ciclo de vida de um determinado produto, desde a movimentação de seus insumos até a sua entrega no cliente, desvendando dados, estatísticas e revelando os percalços do comércio exterior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version