Black Friday 2023: no e-commerce, investimento em logística pode aumentar vendas em até 15%
Principais dores no e-commerce podem ser solucionados com o uso de tecnologias de geolocalização. Imagem: Divulgação/Maplink
Segundo a Maplink, especialista em soluções de geolocalização, principais desafios do comércio digital, como o abandono de carrinho, a imprecisão de endereços e valores dos fretes, podem ser solucionados por meio da tecnologia, aumentando as taxas de conversão para os varejistas
A Black Friday, uma das principais datas comerciais do ano, está a pouco mais de um mês de acontecer, no dia 24 de novembro. Trata-se de um evento em que os consumidores aproveitam as grandes promoções e os descontos especiais nos mais variados setores do mercado, seja no comércio físico ou no digital. Para 2023, levantamento divulgado pelo Google no último mês indica um cenário positivo de aumento da intenção de compra por parte dos consumidores, com as buscas pela data sendo 24% maiores que no ano passado.
Para os varejistas, a expectativa de maior lucratividade durante o evento também vem acompanhada de uma série de desafios, que vão além da garantia de preços competitivos e passam, por exemplo, por um bom planejamento logístico, especialmente para as empresas do e-commerce. Segundo a Maplink, multinacional especialista em soluções de geolocalização para a logística, com mais de 20 anos de experiência no mercado, o investimento em tecnologias é o grande diferencial para garantir uma boa experiência aos consumidores e uma maior lucratividade:
“Durante eventos como a Black Friday ou datas comemorativas, aliar preços atrativos a uma experiência de compra positiva é o diferencial para o sucesso das vendas”, ressalta Lucas Alves Silva, Sales Manager Brasil da Maplink. “Neste sentido, investir na automatização de processos e na otimização das operações, do momento da compra até a entrega dos produtos, pode auxiliar varejistas a reduzir custos e oferecer preços mais competitivos, além de fidelizar seus clientes. No varejo, com esse investimento em tecnologias, falamos de ganhos que podem chegar até 15% para quem vende”, ressalta.
Endereço, frete, rastreamento: os desafios começam no carrinho
Apesar da Black Friday acontecer apenas em novembro, a preparação para o evento geralmente começa muito antes, ainda no começo do ano. De fevereiro a maio, a Maplink registrou um aumento referente as buscas pelas suas soluções modulares (APIs) voltadas ao varejo, e-commerce e delivery, visando a preparação para o evento. E ainda de acordo com a empresa, as principais dores dos varejistas começam já no carrinho de compras.
Para evitar o abandono dos produtos, facilitar o processo de checkout dos consumidores deve ser uma prioridade no e-commerce e isso esbarra, por exemplo, em otimizar o processo de preenchimento e validação dos endereços de entrega.
Além disso, a má gestão do frete é outro fator que pode ser um grande empecilho para quem vende. A pesquisa do Google também identificou que o valor da entrega está entre os cinco aspectos mais relevantes para o consumidor definir onde vai comprar o produto. Na intenção de atrair mais clientes, muitos lojistas apostam nas entregas grátis, muitas vezes, sem uma preparação para lidar com a alta demanda. Em outras situações, a discrepância entre o valor inicial anunciado e o valor real do frete no momento de finalizar a compra, também pode culminar em sua desistência.
Superados esses primeiros desafios, garantir a entrega nas condições e no tempo previstos emerge como outro ponto a ser planejado pelos lojistas. A entrega eficiente dos produtos depende, por exemplo, de uma boa roteirização dos percursos, permitindo que haja uma otimização das rotas e paradas realizadas pelas transportadoras ou pelos motoristas, evitando gastos desnecessários de tempo e dinheiro.
Sanar essas e outras lacunas depende, essencialmente, de dados de geolocalização precisos, e são pontos estratégicos que devem estar no radar das empresas que buscam alavancar as vendas no período da Black Friday:
Validação de endereço: Para evitar erros de entrega por endereços incorretos ou incompletos, soluções de geolocalização podem validar e corrigir endereços no momento do checkout, garantindo que o produto chegue ao destino correto e reduzindo frustrações para o cliente.
Cálculo preciso de frete: Com a integração de APIs de geolocalização, os e-commerces podem calcular o frete com maior precisão, com base na distância real entre o centro de distribuição e o endereço de entrega do cliente. Isso evita surpresas e pode proporcionar opções de frete mais competitivas.
Otimização de rotas: Principalmente para empresas de delivery, a otimização de rotas é essencial. Ela busca entregar produtos no menor tempo possível e com o menor custo, evitando trânsito, áreas de risco e outros obstáculos.
Estimativas de entrega em tempo real: Através da integração com sistemas de otimização de rotas e informações de tráfego, é possível fornecer estimativas de entrega mais precisas. Saber que um produto chegará em um período de tempo definido e curto pode incentivar o cliente a finalizar a compra.
Transparência e rastreamento: A possibilidade de rastrear um pedido em tempo real, sabendo exatamente onde ele está e quando chegará, pode ser um fator decisivo para muitos clientes. A certeza e transparência no processo de entrega podem reduzir a hesitação durante o checkout. Da mesma forma, também pode permitir uma comunicação mais eficiente com o cliente, informando-o sobre qualquer alteração no status de entrega ou possíveis atrasos.
Opções de retirada em loja: Para e-commerces que também possuem lojas físicas, soluções de geolocalização podem ajudar a identificar e mostrar ao cliente os pontos de retirada mais próximos. Muitos clientes preferem essa opção para evitar taxas de frete ou para obter o produto mais rapidamente.
Janelas de Entrega Flexíveis: Ao usar soluções de otimização de rotas e geolocalização, as empresas podem oferecer janelas de entrega flexíveis, permitindo que os clientes escolham um horário que seja mais conveniente para eles.
“Ao abordar essas dores e desafios, a Maplink pode oferecer soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada empresa, potencializando seus negócios e melhorando a eficiência logística. Quando integradas de maneira eficaz, as APIs de geolocalização e logística podem oferecer uma solução robusta para empresas de varejo, e-commerce e delivery, que poderão proporcionar uma experiência de compra muito melhor aos seus clientes”, reforça Alves.
Além de desenvolver as suas próprias tecnologias de geolocalização, a Maplink também é distribuidora oficial e líder em revenda das soluções das plataformas Google Maps e Cloud na América Latina, oferecendo um combo de soluções que já atende as necessidades logísticas de mais de 500 clientes espalhados pelos 10 países da América Latina e Europa nos quais a empresa atua.
SOBRE A MAPLINK
A Maplink é uma empresa referência em tecnologia de geolocalização que oferece APIs avançadas e prontas para serem integradas ao sistema, aplicativo ou plataforma de qualquer empresa. Sediada em São Paulo (SP), e com escritórios espalhados pela Argentina, Chile e México, a empresa é a maior Partner Premier de Google Maps da América Latina e pioneira no Brasil em dados de mapas e geolocalização. Há mais de 20 anos, a Maplink investe em inovação e tem como missão oferecer tecnologia para todos os setores da economia com foco em facilitar e automatizar o dia a dia das empresas.
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