SEGS Portal Nacional

Economia

E-commerce: como pequenos negócios podem ganhar mais dinheiro com lojas virtuais

  • Quarta, 04 Outubro 2023 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabela Videira
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

SumUp destaca quatro dicas que podem auxiliar empreendedores a ganharem mais com o comércio eletrônico

As lojas virtuais movimentaram R$ 169,6 bilhões no Brasil em 2022, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O montante representa um crescimento de 5% em relação a 2021.

"O e-commerce é uma realidade entre os brasileiros, que fazem mais compras online todos os anos. Ter uma loja virtual é uma grande oportunidade para os empreendedores aumentarem seu faturamento", diz Ana Mesquita, gerente de e-commerce da SumUp.

Por isso, a SumUp, empresa de tecnologia e soluções financeiras, separou quatro dicas para que micro e pequenas empresas também possam prosperar no comércio eletrônico.

1. Utilize um provedor acessível para criar seu e-commerce

Muitas pessoas acreditam que ter um e-commerce é uma tarefa complexa e cara, especialmente para micro e pequenos negócios. Mas na verdade, há uma série de empresas que permitem a criação de lojas virtuais de forma simples e barata.

A SumUp, por exemplo, disponibiliza em seu aplicativo uma opção para criação de uma loja online. Dessa maneira, o micro e pequeno empreendedor que é cliente da fintech pode desenvolver, fácil e rapidamente, seu negócio digital sem ter que ir buscar ajuda muito longe.

“Hoje em dia, não é mais preciso contratar um desenvolvedor para criar um e-commerce. Faturar na internet é possível para negócios de todos os tamanhos investindo pouco. Serviços como o da SumUp facilitam a vida dos empreendedores, que podem criar sua loja virtual rapidamente e aumentar seus ganhos”, conta Ana.

2. Tenha uma solução de pagamento rápida e confiável

Um bom e-commerce conta com múltiplas formas de pagamento. E, é claro, elas precisam passar segurança para quem compra e para quem vende. Isso deve estar entre as prioridades do empreendedor que quiser ter sucesso no digital.

As plataformas em que é possível criar um e-commerce normalmente oferecem diversas soluções de pagamentos. Os provedores Woocommerce e Prestashop oferecem o Gateway da SumUp. O produto permite ao consumidor o uso de cartão, boleto ou Pix para fazer uma compra online. A ferramenta realiza a transferência do pagamento para o dono da loja virtual, funcionando de forma similar a uma maquininha de cartão, só que no e-commerce.

“Ao utilizar a nossa solução, o empreendedor tem acesso a um checkout confiável, melhora sua taxa de conversão e facilita a visualização de pagamentos integrados em uma única página, tudo com um sistema antifraude moderno e inteligência artificial”, conta a executiva.

3. Procure um parceiro que te garanta a segurança dos dados

Em compras online, um fator determinante para os consumidores é a segurança. Por esse motivo, os micro e pequenos empreendedores devem procurar parceiros que garantam a segurança dos dados e sejam reconhecidos no mercado.

“Quando falamos sobre pagamentos digitais, nosso foco principal é a segurança. Na SumUp, temos times de segurança da informação e ferramentas antifraude muito avançadas. Além disso, trabalhamos ativamente para que a conversão dos e-commerces dos nossos clientes seja alta, pois a falha na aprovação do pagamento é outro fator que pode levar os consumidores a desistirem da compra”, explica Ana.

4. Invista em relacionamento e fidelização

Ter um bom relacionamento com os clientes e desenvolver ações de fidelização pode ajudar micro e pequenos empreendedores a ganharem ainda mais recorrência na compra de determinados consumidores. Seja com planos de assinaturas ou benefícios, como entregas grátis a partir de um valor em compras, essa é uma estratégia que os grandes varejistas já aprenderam e que pode e deve ser copiada por quem ainda é pequeno.

Outra dica da executiva é oferecer descontos e promoções que incentivem clientes do ponto de venda físico a "experimentarem" a loja virtual do negócio. "Um benefício na compra pode atrair seu público-alvo. Depois dessa primeira compra, as pessoas verão como é vantajoso comprar seus produtos a qualquer hora do dia, de onde estiverem", afirma Ana.

Sobre a SumUp  

A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.

Há 10 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 35 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013, empregando 800 pessoas, sendo 59% mulheres e 28% LGBTQIAP+. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 09, 2026 Economia

Carnaval exige atenção redobrada contra fraudes e furtos

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version