SEGS Portal Nacional

Economia

Pix Automático: mercado aprova a nova modalidade lançada pelo BC

  • Quinta, 29 Junho 2023 18:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Cássia dos Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Para os profissionais que atuam no setor, o Pix Automático, com início previsto para abril de 2023, irá facilitar compras online, principalmente para empresas com modelo de pagamento recorrente

O Banco Central do Brasil (BC) anunciou, na última segunda-feira (19/6), a nova modalidade do Pix Automático, prevista para ser lançada em abril de 2024. A ferramenta funcionará como um facilitador de operações programadas de pagamento, como, por exemplo, contas de luz, água e internet, mas também poderá ser utilizada em outras contas recorrentes, como serviços de streaming, por exemplo. Especialistas da área e empresários que atuam com esse sistema de pagamento aprovaram a nova modalidade, que já estava sendo estudada pelo BC desde dezembro de 2021.

“O Pix Automático surge como um avanço fantástico para o desenvolvimento do Pix. Não só ele facilitará o dia a dia do brasileiro permitindo o débito automático de serviços como contas de energia e de escola, como facilitará o pagamento de serviços de assinatura como streaming.

É ótimo para o brasileiro pois ele pode facilmente programar pagamentos pelo aplicativo da sua fintech preferida e também ganha mais uma alternativa ao cartão de crédito. Potencialmente, o Pix Automático reduzirá o mercado de cartões de crédito na modalidade "card-on-file", aquelas onde o varejista armazena os dados do cartão para cobranças futuras,"afirma Patrick McDougall Sterea, ex-Nubank e CEO da Drip, fintech que trabalha com soluções inovadoras para pagamento com Pix Parcelado.

O cronograma de lançamento do recurso foi debatido durante a 19a. reunião plenária do Fórum Pix, comitê consultivo que realiza testes sobre o sistema de pagamentos no Brasil. De acordo com o órgão, as regras do serviço devem ser lançadas em setembro de 2023. Já o desenvolvimento do sistema ocorrerá entre outubro deste ano e fevereiro de 2024, o que fornece um tempo de testes antes do lançamento para o público.

Como facilitador de pagamentos no mercado, o Pix Automático irá permitir que o valor de uma conta a ser paga seja debitado automaticamente. Conforme o Banco Central, o objetivo principal da ferramenta é garantir mais facilidade para pagamentos periódicos. Para a instituição, os débitos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis para parte significativa da população.

O Pix Automático permitirá que o usuário autorize pagamentos pelo aplicativo do banco, ou, ainda, por meio do QR Code e do Pix Copia e Cola. Isso retira a necessidade de autenticação de cada transação e também substitui a burocracia do débito automático, que é restrito geralmente a prestadoras de serviços públicos. Além disso, o Pix Automático também poderá ser utilizado em outras contas recorrentes, como, por exemplo, academia, escola, condomínio, serviço de streaming e clube por assinatura, entre outros.

Patrick McDougall Sterea, ex-Nubank e CEO da fintech Drip, o Pix Automático poderá ser consolidado como uma tendência cada vez mais presente em diversos tipos de negócios. “Hoje alguns processos de cobrança são extremamente manuais, o que gera uma experiência ruim para o pagador e mais custos para o recebedor. Em negócios onde o "card-on-file" era utilizado, o Pix Automático gerará economias de até 5% do valor da venda. Já em situações onde o débito automático não era possível, o consumidor terá mais facilidade e o prestador de serviço menor custo de cobrança", afirma.

Para entender melhor o cronograma do Fórum Pix, acesse o site do Banco Central.

Sobre a Drip:

A Drip é uma fintech com uma solução inovadora de pix parcelado. A tecnologia do app Drip é uma alternativa inteligente para compras online e dá a oportunidade para que os consumidores tenham uma experiência melhor com um método de pagamento simples e justo, sem cartões de créditos ou taxas. Além de aumentar a conversão e ticket médio dos e-commerces parceiros. Fundada em 2021 por Patrick McDougall Sterea e Paulo Albuquerque, ambos ex-Nubank, a Drip contabiliza mais de 17 mil clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version