Pesquisa sobre economia circular aponta que minoria conhece o conceito
Nova pesquisa do GetApp sobre economia circular mostra que apenas 13% dos brasileiros entrevistados sabem exatamente o que é o modelo
Estima-se que o Brasil seja hoje o quinto maior gerador de lixo eletrônico do mundo, um tipo de resíduo formado por celulares, TVs, entre outros materiais descartados, que, graças à sua composição com metais pesados, podem causar danos ao meio ambiente.
Nesse contexto, a economia circular seria uma opção para evitar que mais lixo seja descartado no meio ambiente, já que o modelo foca em estender o ciclo de vida de produtos ou insumos. No entanto, a prática ainda tem que ganhar fôlego para funcionar no Brasil: apenas 13% dos entrevistados pelo GetApp sabem exatamente o que é economia circular.
O dado faz parte do novo estudo do GetApp, plataforma de comparação de softwares, sobre economia circular. No levantamento, foram ouvidas 1034 pessoas de todas as regiões do país.
Embora o conceito ainda seja desconhecido, a maioria dos participantes (88%) concordou com a afirmação que "[eles] prefeririam comprar de uma empresa que aplica práticas da economia circular em comparação a uma que não faz", mostrando que o modelo circular parece ser bem-vindo.
"As empresas necessitam estar atentas às demandas de seus consumidores acerca da sustentabilidade. O estudo mostra ainda que muitos respondentes estão dispostos a deixar de comprar de uma empresa se descobrissem que ela não faz nada por uma economia mais sustentável", comenta Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.
Economia circular não está associada a greenwashing
O termo greenwashing ganhou repercussão nos últimos anos graças ao falso comprometimento das empresas com a questão ambiental. Por causa disso, o GetApp quis saber dos respondentes qual eles sentem que é a motivação das empresas para investir em economia circular.
Nesse sentido, o greenwashing parece estar dissociado da economia circular, já que o termo foi apenas a terceira opção citada pelos respondentes (41%). Antes, os respondentes indicaram crer que as empresas fazem esse investimento como uma estratégia de negócios (48%) e também mostraram acreditar que é uma crença sincera na implementação de ações alinhadas com a prática (43%).
GetApp é uma plataforma de recomendação que ajuda as pequenas empresas a fazer a escolha certa de software. O GetApp permite que as pequenas e médias empresas cumpram sua missão, fornecendo recomendações e insights personalizados e orientados por dados, que são necessários para a tomada de decisão na compra de softwares.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>