SEGS Portal Nacional

Economia

5 tendências do varejo físico para 2023

  • Terça, 28 Fevereiro 2023 18:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Figueiredo
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Freepik

Com projeção de crescimento, o varejo começa o ano quente e com potencial de crescimento para confirmar tendências da NRF

Na NRF, a maior feira de varejo do mundo, muito se falou da importância de investir no varejo físico em 2023. Em janeiro e fevereiro, respectivamente, o segmento deve crescer 4,7% e 6,4%, de acordo com o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo. Os números reforçam que algumas das tendências e apostas, já consideradas eficazes, terão espaço para crescer ainda mais ao longo do ano.

Os novos investimentos realizados em lojas físicas devem focar em personalizar cada vez mais a jornada de compra, oferecendo experiências exclusivas para os visitantes e fortalecendo o relacionamento entre cliente e marca. “O ano de 2023 já começou com duas palavras muito importantes para o varejo, que seriam tecnologia e fricção. Com isso, o varejo físico deverá estar cada vez mais tecnológico e com cada vez menos fricção nas jornadas”, destaca Juliano Mortari, CEO da VarejOnline, ERP completo para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV).

Juntando a sua expertise na área aos novos hábitos de consumo, Juliano elenca em cinco pontos as principais tendências para o varejo físico em 2023. Confira a seguir:

1. Integração de canais

Com o desdobramento da omnicanalidade, espera-se que os varejistas que ainda não expandiram suas vertentes comecem a fazê-lo, integrando cada vez mais os seus canais físicos e digitais. "O objetivo é oferecer autonomia aos consumidores, que podem comprar na loja e receber em casa, ou comprar em casa e retirar na loja. O varejo omnichannel veio para ficar, e deve se aprimorar neste ano", comenta Juliano, que observa a tendência desde 2020.

2. Atenção à geração Z

Outro ponto a se atentar são os comportamentos da geração Z em relação às compras, que a difere de outras gerações, uma vez que eles levam em consideração a reputação das marcas e o consumo consciente. Outra característica geracional importante é a impaciência dos que nasceram depois de 1995, que pode servir de alerta aos varejistas que ainda não investiram em melhores logísticas nas etapas de pagamento e/ou burocracia de seus sites e lojas físicas, no intuito de torná-las mais rápidas e coesas.

3. Investimento em tech

Em termos de economia de tempo, Juliano observa algumas estratégias que se mostram bem-sucedidas, aplicadas principalmente em lojas de porte médio e grande. “Algumas das tecnologias que já existem e que facilitam as experiências de compra no varejo físico, como caixas de autoatendimento e computadores e tablets disponíveis para agilizar o processo de busca de um produto num tamanho e cor pré-determinados, são boas estratégias já adotadas por algumas marcas e que devem permanecer em ascendência neste ano”, aposta.

4. Lojas inteligentes

Usufruindo de inteligência artificial e monitoramento das lojas, é possível coletar dados para melhor disponibilizar os produtos no estabelecimento e torná-lo mais atraente. “Dados são informações, e informações são um capital extremamente importante em qualquer negócio. Através da análise de dados podemos ter noção dos produtos mais buscados numa loja física, prevendo tendências e podendo alavancar o interesse dos consumidores pela marca”, explica.

5. Atendimento ao cliente

Não menos importante, a última observação que o CEO acredita ser um ponto crucial para o varejo em 2023 é o atendimento ao cliente. Quando vem a ser negativo, faz com que 64% das pessoas desistam de realizar compras no espaço físico da loja, segundo estudos da Opinion Box e da plataforma de marketing Dito. “Realizar treinamentos frequentes com colaboradores e atendentes faz diferença na hora que uma marca impacta o seu consumidor. Oferecer uma boa experiência não deve ser subestimado”, finaliza Juliano.

Sobre a VarejOnline

A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta ERP simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L'occitane, Sestini, Petland, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 23, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version