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Boa Vista (BOAS3) mantém crescimento ano contra ano no 3º Tri de 2022

  • Quinta, 10 Novembro 2022 10:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sandro Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
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· Receita líquida cresceu 10,5% em relação ao 3º Tri de 2021, atingindo R$ 217,6 milhões. Receita com Soluções Analíticas cresceu 7,1%, atingindo R$ 120,3 milhões, mesmo com pressões na oferta de crédito pelo mercado;

· Em cenário de crescimento da inadimplência, receita com Serviços de Recuperação de créditos cresceu ainda mais (+29,7%) em relação ao mesmo período de 2021. Destaque para os Serviços Digitais de Recuperação, outra prioridade da Boa Vista, com crescimento de 47%;

· Lucro líquido cresceu 27,9% em relação ao registrado no 3º Tri de 2021, atingindo R$ 63,7 milhões. Já o EBTIDA atingiu R$ 109,5 milhões, um crescimento de 8,8%, em relação ao mesmo período do ano anterior;

· Segmento de Serviços ao Consumidor tem crescimento nas receitas de 60,8% sobre o mesmo trimestre do ano passado. Uma joint-venture com a Red Ventures dará origem a uma nova empresa especializada nesse segmento. A nova empresa será um marketplace de crédito e serviços financeiros, reunindo os serviços Acordo Certo e Consumidor Positivo, da Boa Vista, e o iq, plataforma de recomendação de produtos financeiros, como cartões de crédito e gerenciamento de contas, da Red Ventures;

A Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações em insumos para decisões em concessão de crédito e negócios em geral, divulgou hoje seus resultados do 3º Trimestre de 2022.

“É com satisfação que apresentamos os resultados da Companhia no terceiro trimestre de 2022. Mantivemos nosso crescimento ano contra ano a despeito de um ambiente mais conservador na oferta de crédito por nossos clientes. Seguimos crescendo tanto em serviços de decisão quanto em recuperação de crédito, ambos baseados em analytics”, afirma o CEO, Dirceu Gardel. “A satisfação é ainda maior porque estes resultados foram atingidos em um cenário altamente desafiador, em que um dos nossos segmentos de clientes mais importantes, o Varejo, teve um trimestre de queda de 1,1% nas vendas, o que impactou o consumo de nossas Soluções Analíticas. Este resultado certamente foi influenciado por um cenário econômico no qual o consumidor sente o impacto da inflação e dos juros sobre a renda e por uma menor oferta de crédito pelos credores. Outro ponto de destaque foi a inadimplência, que segue forte”, comenta Dirceu Gardel.

“Para apoiar os nossos clientes neste cenário de alta na inadimplência, temos ofertado as melhores soluções em Serviços de Recuperação de débitos, em especial os comunicados digitais – mais eficientes e baratos para os clientes, mais ecológicos, mais discretos para o consumidor e com maior margem para a Boa Vista. Enquanto a receita líquida no segmento de Serviços de Recuperação de créditos como um todo cresceu 29,7% em comparação ao mesmo período de 2021, os Serviços Digitais cresceram 47%”, prossegue o CEO da Boa Vista.

“Estes resultados nos dão confiança para seguirmos em nosso caminho de crescimento. Já depois do terceiro trimestre, em 25 de outubro, tivemos o prazer de anunciar que formaremos uma joint-venture com a empresa internacional Red Ventures. A companhia será um marketplace de crédito e serviços financeiros que reunirá, de largada, os serviços Acordo Certo e Consumidor Positivo, da Boa Vista, e o iq, plataforma de recomendação de produtos financeiros, como de cartões de crédito e de gerenciamento de contas, da Red Ventures”, completa Dirceu Gardel;

Continuidade do crescimento da receita líquida ano contra ano

A receita líquida obtida no 3º Tri de 2022 atingiu R$ 217,6 milhões, 10,5% acima do registrado no mesmo período do ano anterior. Este resultado representa o sétimo trimestre consecutivo em que a receita líquida cresce quando comparada ao mesmo período do ano anterior. O EBTIDA teve crescimento de 8,8%, em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 109,5 milhões. Já o lucro líquido teve incremento de 27,9%, atingindo R$ 63,7 milhões.

O crescimento de receitas com Serviços para Recuperação de Créditos da Boa Vista foi de 29,7%, atingindo R$ 33,3 milhões, influenciado pelo aumento da inadimplência. As Soluções Digitais de recuperação, incentivadas pela Boa Vista, cresceram 47% ano contra ano. As Soluções Impressas e Relatórios apresentaram incremento menor, de 3,7%, pois apresentam menos vantagens em termos de custos e eficiência para os clientes em relação às Soluções Digitais.

Na linha de Serviços para Decisão, o crescimento em receita líquida em relação ao 3º Tri de 2021 foi de 7,7%. Dentro desta linha, as Soluções Analíticas tiveram incremento de receita líquida de 7,1%, atingindo receita líquida de R$ 120,3 milhões. Neste serviço específico, cujo desenvolvimento tem sido um dos principais focos da Companhia, as instituições financeiras foram o principal setor de incremento na contratação de novos pacotes de soluções estratégicas, seguidas por Telecom & Utilidades.

Ainda em Serviços para Decisão, Relatórios de Risco tiveram pequena queda, de 2,8% ano contra ano – a estratégia da Boa Vista é a de migrar os clientes da contratação destes informes com dados brutos para soluções com maior teor de inteligência analítica. A receita líquida com Soluções de Marketing permaneceu estável (-0,5%), afetada pelos efeitos da queda da oferta de crédito pelo mercado, embora com novas contratações nos segmentos de Fintechs e Telecom.

Também na linha de Serviços para Decisão, os Serviços Antifraude tiveram incremento na receita líquida de 37,4% em relação ao 2º Tri de 2021, graças principalmente pelo cômputo do resultado da adquirida Konduto, empresa especializada no antifraude para e-commerce e meios de pagamento digitais, cujos números só influenciaram de forma parcial o mesmo período de 2021.

Joint-Venture focada nas finanças do consumidor

Crescimento relevante (+60,8% ano contra ano) também foi registrado em Serviços ao Consumidor, que foram incrementados pelo aumento dos acordos firmados e leads de renegociação gerados pela Acordo Certo e de novas ações de monetização de fluxo desta e de outra plataforma deste segmento na Boa Vista, o Consumidor Positivo. A Acordo Certo é um serviço 100% virtual para renegociação entre empresas e consumidores com débitos, adquirido pela Boa Vista em dezembro de 2020. Já o Consumidor Positivo é uma plataforma na qual as pessoas podem consultar seu score e, caso tenham pagamentos em abertos, migrar diretamente para a Acordo Certo na qual podem tentar uma renegociação.

Atualmente pleiteia-se a aprovação do CADE, para que as duas plataformas se juntem à plataforma iq, da renomada empresa internacional Red Ventures, que fornece recomendações de produtos financeiros como de cartões de crédito, para a formação de uma nova empresa. A joint-venture será um verdadeiro marketplace voltado a proporcionar informações e ferramentas para o consumidor brasileiro aproveitar das melhores opções para melhorar a sua vida financeira.

Revisão do Planejamento Estratégico e Programa de ESG

“A Boa Vista nunca deixou e nunca deixará de se reinventar sempre buscando os melhores resultados”, diz Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista. “Contratamos a Bain & Company para a realização de estudos e consultoria em um projeto de revisão do nosso Planejamento Estratégico para nortear nosso crescimento e investimentos para os próximos cinco anos. Nesse projeto pretendemos localizar e mensurar não somente o mercado de análise de crédito, mas também todas as suas adjacências, identificando tanto capacidades internas quanto externas da Companhia para atuar de forma vencedora”, prossegue Gardel. “O novo Planejamento Estratégico fornecerá uma clara visão de mercados potenciais e de quais investimentos serão necessários fazermos, sejam eles orgânicos ou inorgânicos, bem como sua programação, sempre prezando pela geração de valor aos nossos acionistas, clientes, colaboradores e à sociedade. Esta revisão deve estar aprovada pelos nossos órgãos de governança até início de 2023”, completa o CEO da Boa Vista.

“E quando pensamos o futuro, não falamos apenas dos aspectos internos de nosso negócio. Por isso estamos trabalhando, desde agosto, com apoio de outra grande consultoria, a PwC, na estruturação de nosso programa e da definição de nossos compromissos estratégicos de ESG (Environmental, Social and Governance) para os próximos anos”, comenta Gardel. “O programa trará novas ações e dará mais visibilidade às práticas ambientais, sociais e de governança que já adotamos, como a adoção do regime híbrido de trabalho (com equipamentos, mobiliário e internet fornecidos pela Boa Vista), o que reduz a emissão de CO2. Também temos um trabalho pela inclusão e diversidade em nossas equipes, com iniciativas como o Programa de Formação para Pessoas com Deficiência, que já proporcionou a contratação de 19 novos talentos. Estamos ainda mensurando os impactos de nossa operação, por meio de um relatório de sustentabilidade, que será elaborado e divulgado a todos interessados, em 2023”, prossegue o CEO da Boa Vista. “Já contribuímos de forma ativa para melhorar a vida de empresas e consumidores, mas queremos quantificar e amplificar nossa contribuição à sociedade como um todo”, conclui Dirceu Gardel.

TELECONFERÊNCIA E VIDEOCAST

Quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Português

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Sobre a Boa Vista

A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio. ​

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.​

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação. ​

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – ​e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance. ​


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